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Você tem o mapa empresarial do seu negócio? Como proprietário de uma empresa, você é o líder. Você precisa decidir o que sua empresa fará, como deve fazê-lo e para onde irá a seguir. Mas o que acontece quando você perde de vista seu objetivo, o seu mapa estratégico?

Criar uma visão para a sua empresa lembra o destino, o futuro muitas vezes incerto. Se você tentar avançar sem ela, ficará indo de um ponto a outro – sem saber onde deve estar o seu foco e atenção, para onde a empresa está indo. É necessário um roteiro para essa jornada.

Estabelecer esse mapa estratégico, essa visão, pode parecer um trabalho árduo e até assustador. Há muitos detalhes a serem considerados e alinhavados. Você já pode até ter essa visão em mente, mas não sabe como colocá-la no papel. Ou você pode sequer ter pensado nisso.

Em nosso trabalho com treinadores, lidando com proprietários ao longo dos quase dez anos anos da Line, identificamos algumas áreas principais de foco que tornarão esse mapa estratégico fundamentado e realista. Eles tornarão seu mapa estratégico em algo prático e motivador, um documento que você poderá usar no seu dia-a-dia para lembrar para onde está indo e ajudar a orientar suas decisões à medida que avança.

Sua empresa está prestes a se tornar umas das poucas empresas em seu segmento que atingem uma maturidade ao ponto de ter uma missão escrita.

Temos certeza que seus clientes mais influentes ficarão surpresos ao perceberem este amadurecimento em seu negócio, e você e seus funcionários, mais orgulhosos e conscientes, mais focados e determinados em como proceder.

Começamos a desenhar o mapa estratégico com a missão.

Mas o que é isso?

A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência.

A missão mostra ainda, a definição do negócio. Muitas vezes, a missão é confundida com a visão. Mas as diferenças são nítidas.

Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro, e isto tem uma data para acontecer.

Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada.

Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer.

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”          Peter Drucker

A missão de sua empresa, deve responder a estas perguntas:

1. Por que sua empresa existe?

2. O que ela faz?

3. Para quem?

4. Como ela faz?

A VISÃO DE FUTURO DE UMA EMPRESA

A visão de uma empresa é uma declaração do que ela projeta conquistar em um futuro ou determinado espaço de tempo, uma data específica para acontecer, uma data tangível.

Ao contrário da missão que descreve o presente, o agora, a razão da empresa existir, a visão especifica como a empresa quer ser vista, o que deseja realizar ou aonde quer chegar, qual o reconhecimento quer ter no seu mercado de atuação.

Se a missão é imutável e não muda com o tempo, a visão pode ser modificada assim que os seus objetivos são alcançados, ou mesmo que alguma grande mudança aconteça na estrutura de operações da empresa.

A visão é o troféu a ser conquistado num campeonato que terá o envolvimento de você, sua equipe, seus fornecedores e seus clientes. É um alvo a ser alcançado. O campeonato é o tempo que se levará para conquistar este objetivo.

Sua capacidade de comunicar esta visão, está intimamente ligada ao sucesso no alcance da mesma, e algumas das perguntas a seguir devem ser respondidas antes de se definir a visão de futuro de sua empresa:

1. Onde/Em qual situação estamos hoje?

2. O que a empresa deseja ser em 5 anos?

3. Onde deseja chegar em 5 anos?

4. Como a empresa será vista em 5 anos?

5. Em que ela deseja se transformar em 5 anos?

6. O que precisamos atingir em 5 anos?

7. Como ela quer ser reconhecida pelo mercado em 5 anos?

8. O que precisamos fazer para conquistar isso é possível? É realista?

Em outras palavras, e de uma forma mais detalhada, se você está tentando criar uma visão convincente, comece fazendo também essas perguntas a si mesmo.

Como será o negócio fisicamente? Você pode imaginar como será o negócio no futuro? Considere cada detalhe de suas instalações e espaço de escritório. Como eles são? Onde é o seu escritório? O que está pendurado nas paredes? Que pontos de referência únicos ou memoráveis ​​existem para lembrá-lo para onde você está indo? Sua empresa funciona sem a sua presença?

Considere também as perspectivas de seus funcionários: como eles veem a operação e quais partes eles consideram mais importantes?

Desenhar ou coletar imagens detalhadas da aparência da empresa pode servir de inspiração para onde você quer que ela vá. Isso instiga o subconsciente, mas iremos tratar disso em um próximo blog.

Como o negócio atuará?

Em seguida, considere como o negócio se comportará e como o trabalho será realizado.

Visualize o papel que você deseja desempenhar como proprietário – quais as suas crenças e objetivos? você está envolvido diretamente ou há outra pessoa encarregada das operações? Como as decisões são feitas? Elas têm base na visão de futuro da empresa ou é somente no agora? Que tipo de trabalho você está fazendo? Você pode optar por se afastar do negócio e deixá-lo funcionar por si só; nesse caso, pergunte a si mesmo o que precisa acontecer dentro da empresa para tornar isso possível.

Lembre-se de como sua equipe interage com seus clientes e entre si. Que mensagem você deseja que eles transmitam com suas ações? Eles trabalham com POP e Manual de Integração? Eles estão treinados e são reciclados periodicamente em um plano de desenvolvimento individual-PDI?

Seja específico sobre como a empresa agirá quando estiver funcionando da maneira que você deseja. Pense no tipo de trabalho que você deseja fazer e como as outras partes do seu negócio serão tratadas. A criação dessa estrutura ajuda você a se aproximar dela e a tomar decisões que o aproximam de onde você deseja ir.

Como será o negócio?

A terceira chave refere-se aos sentimentos de valor que você deseja que sua empresa produza nas pessoas que interagem com ela – seus funcionários, clientes e até mesmo fornecedores.

Imagine como você quer que as pessoas se sintam depois que entraram em contato com a sua empresa, com os seus colaboradores; depois, procure maneiras de promover esses valores ao longo do trabalho realizado.

Quais os motivos levam seus funcionários a estarem animados para trabalhar todos os dias? Como você pode ajudar a promover essa sensação e trazê-la também para seus clientes? Por que seus clientes optam por negociar com sua empresa? Que tipo de serviço (atendimento) as pessoas devem esperar da sua empresa? Como os clientes se sentem quando entram pela porta ou fazem contato de alguma forma? As respostas para essas perguntas ajudarão a dar tons e colorir a imagem do que você está trabalhando para criar.

Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma “ética” para a atuação das pessoas e da organização como um todo.

Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.

Valores são as crenças, aquilo que você acredita que lhe ajudarão a alcançar sua visão de futuro e viver diariamente sua missão.

Em termos práticos, os valores devem estar alinhados à visão e à missão da organização, e quando internalizados e compartilhados, geram sentimentos de sucesso pessoal, criam comprometimento e aumentam a autoconfiança.

Além disso, favorecem o comportamento ético, podendo construir compatibilidade com os objetivos organizacionais e seus diversos públicos – diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e sociedade.

Cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pela sua área de atuação mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores.

Assim, os valores de uma empresa consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de uma empresa. Uma empresa sustentável costuma estar alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.

É muito importante que essas normas e princípios sejam transmitidos dos superiores hierárquicos para outros trabalhadores da empresa, de modo que possam juntos alcançar padrões mais elevados de performance e de sucesso.

É por esse motivo que os valores éticos de uma empresa são uma parte crucial da sua cultura organizacional. Toda empresa séria e bem-intencionada, valoriza os recursos empreendidos para a construção de seu sucesso.

A relação eficiente entre os recursos humanos, materiais e financeiros apoia-se no bom emprego da missão, visão e valores de uma organização. São as declarações estratégicas da empresa.

Assim como a elaboração, a divulgação destes princípios é de suma importância no quesito de uma instituição perante o mercado, prolonga sua vida e eleva seus bons resultados. Mas acima e antes de tudo, devem ser praticados de maneira livre e espontânea, de forma natural.

As pessoas fazem escolhas baseadas em sentimentos e emoções, e então nosso cérebro encontra razões para racionalizar essas escolhas. Isso significa que abordar sentimentos primeiro pode colocá-lo em vantagem.

Pense livremente e sincero com as escolhas que você faz sobre as emoções que deseja gerar, e todo o seu negócio se beneficiará – agora e no futuro.

Como o negócio será realizado?

Muitas pessoas acham desafiador estabelecer metas firmes para o desempenho de seus negócios.

Colocar números específicos em coisas como metas de receitas, lucros ou oportunidades de expansão pode parecer desafiador, mas é essencial para alcançar seus objetivos de negócios a longo prazo. Se ajudar nessa tarefa, divida-a em detalhes e perguntas menores:

Pergunte a si mesmo como seus objetivos pessoais se alinham aos objetivos de negócios. Caso você tiver sócios (ou agregados com poder e influência na empresa) é importante também saber disso em relação a eles. Quanto ou o que você ganhará como proprietário da empresa? Quais serão as suas margens de lucro? O que será feito com os lucros? Que outras medidas de desempenho (KPI) são importantes para sua empresa? Você prevê expandir filiais ou mudar de estrutura?

Suas respostas a essas perguntas definirão os indicadores de referência para o futuro da empresa, e por isso é importante definir metas que sejam realistas e desafiadoras – elas devem exigir que você cresça além de onde você está agora para alcançá-las. Definir metas de desempenho e colocá-las por escrito torna muito mais provável que você as alcance.

Você será capaz de avaliar seu progresso em relação a essas metas em toda a empresa e elas fornecerão muitos comentários vitais ao longo do caminho. Use um roadmap, deixe em local visível e assinale ali os avanços e ações estratégicas que deverão ser feitas no decorrer dessa jornada. Essas anotações são realmente inestimáveis e necessárias para você ter noção do quanto já conquistou.

Quando você juntar todos esses elementos em um único documento – missão, visão e valores -, você terá uma imagem nítida e detalhada de como será o seu negócio quando realmente funcionar para você. Isso ajudará você a identificar os pontos e detalhes que precisam melhorar e mostrar o caminho para alcançar essa visão. Lembre-se que você deve ter tempo para trabalhar estrategicamente o seu negócio.

Enquanto trabalha na empresa que deseja, pense na sua declaração de visão como seu ‘norte’, a agulha da sua bússola que aponta a direção: a presença constante que você deve usar para definir seu rumo.

O foco nessas três declarações fornecerá uma imagem mais realista para onde você está indo e aumentará a probabilidade de você chegar lá. Reserve um tempo para acertar detalhes e corrigir situações, e você terá uma orientação clara para a cada dia resistir às inevitáveis tempestades ​​- e manter a confiança que advém de conhecer seu destino.

Deseja que seu negócio seja mais fácil, seja mais rentável e que funcione mesmo sem a sua presença dentro da empresa?

A primeira coisa a fazer é assumir o compromisso de transformar seu negócio em algo incrível, resgate a visão de quando você o criou, e o que esperava que fizesse em sua vida. Criar sistemas facilitadores dentro de um negócio da maneira certa leva tempo, mas os resultados finais são “uma mudança de vida” para você e sua empresa.

Para começar a fazer uma gestão melhor do seu negócio, e através de um mapa estratégico consolidado através de controles e sistemas tornar a sua empresa em um mecanismo mais rentável e fácil de administrar, faça conforme as orientações nesse artigo.

Se precisar de ajuda para fazer isso em sua empresa, a Line e seus licenciados ajudam empresas e empreendedores a implementar estratégias, sistemas e ferramentas de alto impacto para maximizar sua produtividade pessoal e comercial, elevando sua empresa para outro nível, e sistemas são nossa especialidade. Faça uma reunião sem compromisso, e veja que é mais fácil e não custa caro, é um investimento menor que um colaborador em sua folha de pagamentos.

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