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A grande maioria dos empresários quando iniciam seus negócios não são realmente empreendedores. 

Da mesma forma que a construção e consolidação de uma empresa é feita por etapas e aprendizagens, tornar-se empreendedor é um processo cheio de crescimento, pessoal e profissional. A verdade é que ninguém nasce pronto e nem pode fazer isso sozinho. Todos nós precisamos de orientação, orientação e inspiração.

Apresentamos aqui, seis lições de renomados líderes empreendedores que ajudarão qualquer dono de empresa na jornada para se tornar um verdadeiro empreendedor e criar um negócio sustentável, lucrativo e próspero, que funciona mesmo sem a sua presença.

1. Crie e use sistemas para ter sucesso duradouro.

“Tudo o que é medido e observado, melhora.”

BOB PARSON, FUNDADOR DA GODADDY

Com o uso de sistemas inteligentes para medir e gerenciar tudo o que é significativo nos negócios, ele cresceu e vendeu sua primeira empresa por US $ 64 milhões, e lidera suas 13 empresas atualmente ativas. Desde a época em que serviu como fuzileiro naval, ele é fã de sistemas e dessa disciplina.

Para operar um negócio que funcione de forma auto suficiente – e que produza resultados consistentes e previsíveis -, você precisa ter ao seu dispor ferramentas de treinamento, orientação e controles, que informam em quais condições a estrutura está funcionando, conforme seus objetivos estratégicos e seus propósitos, garantindo continuidade e crescimento, para o negócio e para você, oferecendo tempo e espaço necessário para aprimorar suas habilidades empresariais.

2. Estimule a cultura da empresa.

A cultura da empresa é mais do que aparece, é mais profundo e mais sutil. Tudo começa com um ambiente de liderança solidária focado em deixar brilhar os verdadeiros talentos e o maior potencial de seu pessoal.

DAVID HASSELL, CO-FUNDADOR E CEO DA 15FIVE

O mapa estratégico de uma empresa revela além de conceitos de posicionamento e valores, ele apresenta a forma com a qual a empresa se relaciona para fora e para dentro dela mesma, gerando empoderamento e aumentando o engajamento dos funcionários.

Sendo bem implantado, será criada uma cultura próspera e de alto desempenho – na qual todo funcionário está comprometido com a visão da empresa e realmente deseja fazer o melhor possível – além da promoção do desenvolvimento individual.

Nesse processo, os funcionários precisam sentir seu investimento de recursos e tempo neles, se quiser impactar significativamente nos negócios.

3. Seja autêntico.

[P] ressentir-se da liderança como uma lista de qualidades cuidadosamente definidas (como estratégicas, analíticas e orientadas para o desempenho) não é mais válida. Em vez disso, a verdadeira liderança deriva da individualidade que é expressa de maneira honesta e, às vezes, imperfeita … Os líderes devem buscar a autenticidade sobre a perfeição.

SHERYL SANDBERG, COO DO FACEBOOK E FUNDADORA DO LEANIN.ORG

Ser autêntico é essencial para a abordagem de Sheryl Sandberg ao sucesso profissional. A autenticidade incentiva a comunicação honesta, que promove a eficácia no trabalho.

A falta de transparência nos negócios ou no ambiente de trabalho,pode levar a ressentimentos, conflitos não resolvidos e retenção de funcionários culturalmente ou profissionalmente inaptos.

De outra forma, se você é autêntico e fiel ao seu mapa estratégico em todas as situações, toma melhores decisões – que serão conduzidas pela cultura e propósitos da empresa, com foco no futuro.

Para ser um verdadeiro líder e inspirar as pessoas a sua volta a fazer o mesmo, um empreendedor deve trabalhar a partir da autenticidade e transparência, com a visão correta de onde está indo e como vai chegar lá.

4. Use seu tempo para trabalhar nas coisas certas

Pensamos, erroneamente, que o sucesso é o resultado da quantidade de tempo que dedicamos ao trabalho, em vez da qualidade do tempo que dedicamos.

ARIANNA HUFFINGTON, AUTORA E EMPRESÁRIA

Em seu livro Prosperar: A Terceira Métrica para Redefinir o Sucesso e Criar uma Vida de Bem-Estar, Sabedoria e Maravilha, Arianna Huffington define o bem-estar como uma métrica de importância crítica para o sucesso. E o bem-estar pode ser perdido por trabalhar demais.

Trabalhar muito não é a mesma coisa que trabalhar bem e sendo produtivo. Com muita frequência, comparamos estar ocupado – até sobrecarregado – com ser produtivo e bem-sucedido.

A verdade é que a produtividade vem do uso inteligente (e não do uso excessivo) do seu tempo. Para o gestor da empresa, dedicar qualquer uso do tempo para o trabalho errado é ruim e prejudicial, para ele e para a empresa. Irá gastar tempo trabalhando – sem resultados reais.

Se você considerar o seu negócio como o seu resultado (que você deve), o seu tempo é melhor gasto trabalhando PARA ele funcionar melhor – e sem a sua presença, do que trabalhando NELE – operacionalmente.

Quanto mais você fizer isso, mais produtivo será e e mais tempo terá para usar em coisas realmente importantes, para você e para o seu negócio.

5. Livre-se do trabalho técnico.

Ao abordar uma tarefa, geralmente me pego pensando: “O que posso fazer para que isso aconteça no futuro sem que eu ou um dos outros diretores precise estar envolvido?

PAUL BEATTY, CO-FUNDADOR DA SHOWCASE CREATIVE

Quando Paul Beatty co-fundou a Showcase Creative, nem ele nem seus parceiros tinham experiência na administração de uma empresa.

Eles conheciam bem o lado técnico da produção impressa, mas para as principais funções comerciais, como finanças, marketing e produção, precisavam aprender ao longo do caminho.

Esta é uma história familiar para muitos empreendedores. É o mito do empreendedor, de pensar que ele precisa trabalhar muito …

Conforme relatado no livro O Mito do Empreendedor, leitura indicada como básica em nossas formações, a abordagem prática é explicada pelo Paul: “À medida que trabalhamos e nossas funções se desenvolveram, tínhamos em mente que estávamos modelando funções para que outra pessoa fosse inserida no futuro.”

Como muitos empreendedores, Paul e seus sócios estavam fazendo todas as tarefas no negócio – mas sempre com a intenção de se afastar.

Para passar de um dono de negócio para empreendedor, você precisa ter espaço para definir exatamente como deseja trabalhar na empresa. Poderá ser um intenso envolvimento com tudo (e estressante) ou talvez, queira delegar e liderar de fora.

Porém, antes que você possa decidir, é necessário definir sua estrutura organizacional e criar os sistemas que permitirão que você se substitua lentamente nas funções técnicas. E para isso é preciso pensar dessa maneira e planejar desde o início.

6. Você deve crescer, não apenas a empresa.

Uma verdadeira oportunidade de negócio é aquela que um empreendedor inventa para crescer a si próprio. Não para trabalhar, mas para trabalhar. Esse é o trabalho do empreendedor.

MICHAEL E.GERBER, AUTOR  DO MITO DO EMPREENDEDOR

Desde 1977, quando Michael E. Gerber co-fundou a Michael Thomas Corporation – hoje conhecida como EMyth – ele ajuda os proprietários de empresas a se tornarem empreendedores, desenvolvendo as habilidades e a mentalidade necessárias para deixar de ser um técnico que trabalha nos negócios e se tornar um empreendedor quem trabalha no negócio.

São os mesmos princípios que norteiam e orientam as nossas atividades, através do Line Instituto, cujo lema é “transformar vidas e negócios através do verdadeiro empreendedorismo”.

Para alguém cuja personalidade é ser técnico – estejam ele ciente disso ou não -, seus negócios são uma oportunidade de ter um trabalho de seu próprio projeto.

Um empreendedor, de outra forma, vê seus negócios como uma chance de criar algo que “captura a atenção e a imaginação” de seus clientes, funcionários e investidores (para citar alguns) e tem propósitos claros de futuro, conforme citado no livro ‘Despertando o empreendedor interno’ , “a paixão do empreendedor não é administrar um negócio bem-sucedido … mas inventar um negócio único que se torne bem-sucedido”.

O empreendedor é, em essência, um inventor apaixonado que deseja criar um negócio que seja sucesso e trabalha nele para crescer como empreendedor.

Essa relação com a empresa pode ser inata ou aprendida, mas de qualquer forma, você precisa cultivá-la em sua jornada, que será diferente das de outros, porém muitas vezes as lições de liderança empreendedora se repetem e ajudam no caminho do sucesso.

Deseja aprender a ser um empreendedor melhor? Ou como ter um negócio que seja sistematizado e funcione sem você? 

A primeira coisa a fazer é assumir o compromisso de transformar seu negócio em algo incrível. Os sistemas são mais fáceis de implantar do que parecem ser.

Estaremos ao seu dispor para lhe ajudar a transformar a sua empresa em um negócio mais lucrativo e que lhe dará maior qualidade de vida. Entre em contato conosco agora, temos as melhores soluções para a sua empresa!

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