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O empresário quando inicia a sua empresa pode até pensar – ou nem lhe passa essa ideia – da importância de ter ou não documentados todos os processos e procedimentos diários em sua empresa, aqueles que são seguidos e repetidos diariamente. Saiba das vantagens dessa documentação.

Na medida que a empresa cresce, que a equipe de trabalho cresce ou que se faz necessário abrir uma filial, é vital ter documentado em detalhes de como as coisas são feitas. A organização é base para o crescimento saudável da empresa.

Esse processo é chamado de “sistematização de negócios”, ou como também é conhecido, sistemas de gerenciamento, e isso fará a diferença entre um empresário estressado e à beira do esgotamento, e um outro cujo negócio é bem-sucedido, que cresce e prospera, e está seguro de que as coisas andarão bem, conforme o planejado, estando ele no local ou não.

Relaciono aqui algumas das principais razões pelas quais você, como empreendedor, precisa documentar seus processos de negócios, e que irão lhe assegurar uma empresa mais fácil de administrar:

Analise seus processos

Ao fazer o registro dos processos de tarefas e de negócios, vai ter a oportunidade de rever, fazer comparações e optar pelas melhores práticas e desempenhos, definindo normas e padrões de seus serviços e produtos de forma padrão, otimizando resultados. Se individualmente um colaborador tem melhores resultados, isso poderá ser comparado e orientado para os demais seguirem o mesmo processo.

Existe um princípio conhecido como 80/20, ou lei de Pareto, que também irá valer ao analisar seus processos: a ideia de que 80% de seus resultados são através de 20% de seus esforços. Analisar onde você e sua empresa gastam tempo ou esforço improdutivo ajudará a eliminar ineficiências na sua empresa.

Fazer o registro dos seus processos também servirá como um indicador de desempenho, da tarefa e do colaborador.

Consistência

Tudo o que é feito por mais de uma pessoa em sua empresa, ou que é feito repetidamente, deve ser documentado.

Quando você começou a sua empresa, poderia ter “tudo na cabeça”, mas quando a equipe cresce e as tarefas são delegadas para os funcionários, é necessário garantir que eles possam repetir os processos para fornecer o mesmo nível de serviço aos seus clientes.

Da mesma forma, seus funcionários podem ter seus próprios processos excelentes para fazer as coisas, mas o que acontece se eles deixarem a empresa? Ou até mesmo sair de férias ou algum outro motivo de afastamento? E caso você se ausentar por algum momento?

Vai parar tudo ou ter perda de qualidade/produtividade?

Faça melhorias

Uma das vantagens em documentar processos, é poder visualizá-los em cada etapa da atividade, para avaliar estrategicamente o desempenho e possibilitar melhorias e maior eficiência em seus negócios. A empresa cresce mais facilmente se tiver processos documentados, acredite!

Gerenciando seus negócios

Documentar os processos lhe ajudará a entender seu negócio em termos de processos individualizados, como na transformação de insumos em produtos, avaliar o desempenho financeiro em termos da cadeia de valor e otimizar sua estratégia de negócios.

Fluxograma de processo

Monitorar níveis de serviço

A documentação de processos, estabelecendo normas e padrões que atendem seus clientes, lhe dará a oportunidade de monitorar se a empresa está realmente atendendo a essas expectativas e se existir algum problema, identificar e resolver de forma precisa e rápida, se é no processo ou no operador.

Você também poderá reduzir atividades desnecessárias ou eliminar etapas desnecessárias no processo de produção ou simplificar procedimentos complicados sem perda de valor para o cliente.

Quando você tiver documentado todos os processos de sua empresa, você poderá revisar e acompanhar seus negócios ao longo do tempo, e melhorar continuamente a eficiência e a qualidade do seu serviço.

Facilitar o treinamento dos colaboradores 

Um dos documentos mais importantes será o POP – Procedimento Operacional Padrão (em inglês: Standard Operating Procedure) é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma atividade, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade.

O POP pode ser aplicado, por exemplo, numa empresa cujos colaboradores trabalhem em três turnos, sem que os trabalhadores desses turnos se encontrem e que, por isso, executem a mesma tarefa de modo diferente.

Consideradas como o instrumento mais simples do rol das informações técnicas e gerenciais da área da qualidade, as Instruções de Trabalho – IT – também conhecidas como NOP (Norma Operacional Padrão) ou POP (Procedimento Operacional Padrão), têm uma importância fundamental dentro de qualquer processo funcional cujo objetivo básico é o de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada.

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa.

Deseja um negócio que seja sistematizado e funcione sem você? 

A primeira coisa a fazer é assumir o compromisso de transformar seu negócio em algo incrível. Os sistemas são mais fáceis de implantar do que parecem ser.

Sistematizar um negócio da maneira certa leva tempo, mas os resultados finais são “uma mudança de vida” para você e sua empresa.

Estaremos ao seu dispor para lhe ajudar a transformar a sua empresa em um negócio mais lucrativo e que lhe dará maior qualidade de vida. Entre em contato conosco agora, temos as melhores soluções para a sua empresa!

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