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O que é “gamificação”?

Gamificação, do inglês gamification, é a prática de aplicar mecânicas competitivas dos jogos em diversas áreas, tais como: negócios, saúde e até mesmo na vida social.

A mecânica principal de qualquer gamificação objetiva despertar a curiosidade dos usuários e aumentar o seu engajamento em alguma ação comprometida com fins de superar desafios e obter os resultados projetados e, além dessa proposta, as recompensas também são itens cruciais para o sucesso do jogo. A gamificação é basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo de forma comprometida.

Embora não seja necessário criar um jogo em si, a prática tem ganhado muito espaço no meio corporativo e vem sido inserida em diversas empresas. A gamificação é a prova real de como as pessoas se sentem atraídas por jogos e competições! A verdade é que a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar de jogos de toda espécie, seja como participantes ou espectadores.

O sentimento de conquista própria favorece também a confiança e empoderamento, típico de vencedores, aliado à conquista de eficiência, evolução e progresso, medidos através da proposta e resultados alcançados.

Para aplicar as mecânicas de jogos na sua empresa, projetos e na sua vida, é preciso ter consciência do objetivo que você pretende atingir. Seja para deixar seu time de vendas mais motivado ou até mesmo para promover a colaboração em sua casa e família, é necessário saber onde quer chegar para se planejar um bom caminho a seguir.

Reforço: a gamificação, além de estimular o engajamento, tem como foco comprometer os participantes e recompensá-los pelos resultados e dedicação. Portanto, pense em como irá mantê-los comprometidos com o “jogo” e como será essa recompensa também. Fique atento que todas essas partes estão relacionadas e todas serão muito importantes para o sucesso do seu jogo!

Cases de sucesso na gamificação

Troféu
Quem não quer ser o empresário nº 1? O funcionário nº 1? O fã nº1?

Muitas empresas já perceberam a necessidade de adequar seus processos e incorporar a gamificação como parte indispensável no marketing dos seus negócios. Se as ações de marketing acontecem para conduzir o consumidor até a sua empresa, a gamificação atua para reter este público e fazer com que ele se identifique e se divirta, assimilando a sua marca como algo em seu cotidiano.

Entre as muitas empresas que usam gamificação, temos o grupo Gerdau, multinacional siderúrgica brasileira, que usa um programa de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual, onde o treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento com ótimos resultados. Outra empresa é a Nike, que é líder no segmento de artigos esportivos e que construiu uma plataforma de gamificação chamada Nike Plus, envolvendo fãs de fitness e orientando treinos para um nível mais profissional e melhores performances. Há também o uso da gamificação da Microsoft em um sistema que ajuda as equipes de testes a encontrarem falhas nas traduções em milhares de telas de centenas de línguas dos softwares da empresa.

Em outro segmento, o serviço de educação do Santander Universitário que, com uso de um aplicativo, faz com que estudantes participem de atividades gamificadas para disputar diversas bolsas em diversos cursos de empreendedorismo, envolvendo também a gamificação nas empresas clientes; sendo que em duas campanhas anuais, com 3 meses de duração cada, foram lançadas 50 bolsas internacionais para novos profissionais. Nesse mesmo período, houve um salto de 12 mil novas contas abertas, só no Brasil.

Para capacitar seus atendentes com mais eficiência a Vivo utiliza uma plataforma interativa baseada em storytelling, na qual cada colaborador cria um personagem para interagir com outros colaboradores e com 4 personagens fictícios que auxiliam no processo de desenvolvimento de competências. São mais de 15 mil usuários, com 90% de adesão (entenda: engajamento e comprometimento…), com duas campanhas realizadas por ano e com aumento da qualidade do atendimento e melhora do desempenho geral da empresa.

Um exemplo de gamificação realizada de forma mais simples, é o caso do Starbucks Rewards. Através um aplicativo no celular, o cliente recebe uma pontuação de acordo com seu nível de consumo, em três níveis de participação e recompensas, relacionadas ao seu consumo na rede. É uma forma bem prática e eficaz de manter os clientes interessados, fidelizados e mais satisfeitos.

Para que uma gamificação tenha sucesso é preciso foco na estratégia de que ela faça sentido para seus participantes, tenha recompensas relevantes e seja coerente no contexto no qual o público-alvo se encontra e, ainda, que tenha um propósito claro para acontecer. O planejamento de qualquer jogo tem por base o mapeamento do público, seus interesses e objetivos. Além disso, a gamificação propicia o feedback em tempo real, medido constantemente (com escalas, pontuações, rankings, etc.) facilitando a mudança de planos e ajustes necessários, antes do final da ação.

Como implantar a gamificação no meu negócio?

Para implantar a gamificação na sua empresa é importante levar em conta alguns fatores para ser bem sucedido, afinal, esse é o “seu” jogo.

Quais são os problemas identificados na empresa que a gamificação poderá resolver?
Quais são os pontos fracos da empresa?
Quais objetivos você deseja ou precisa atingir com a gamificação?

Antes de mais nada é preciso identificar os principais problemas: queda de produtividade? Vendas caindo? Desmotivação e falta de engajamento da equipe? São exemplos de respostas essenciais para começar o processo de gamificação.

Uma vez definido os objetivos, basta criar o jogo!

Ora, se eu quero aumentar minhas vendas, estabeleço metas aos meus vendedores e os estimulo a alcançá-las! Geralmente, o primeiro colocado recebe, sim, um bônus financeiro. Porém lhe garanto que sua principal motivação nem sempre será essa. Os vendedores irão querer superar uns aos outros e, também, a si mesmos. Além disso, ao vencer, eles obterão o reconhecimento de toda a sua equipe e gestores – e não há dinheiro que pague isso! Acredite, muitas vezes uma mera caixa de bombom acompanhada de reconhecimento sincero já fazem todo e qualquer esforço valer a pena!

Vamos para outros exemplos: se eu tenho um problema com a produtividade, posso utilizar metas para criar um jogo relacionado a isso. Se meus colaboradores chegam atrasados, é a mesma coisa. De forma geral, a gamificação irá premiar os envolvidos por fazer aquilo que já se espera deles.

É evidente que o jogo deve ir se aperfeiçoando com o tempo. As metas devem ser calibradas e realistas. De nada adianta metas muito altas ou muito baixas, porque ambas são extremamente desestimulantes. É praticamente uma ciência! Portanto, a gamificação deve ser testada, mensurada e melhorada constantemente!

Gamificação é o caminho para melhores resultados! 

Conhecendo o que é gamificação e sua estrutura, parta já para a ação, crie e implante seu jogo, os resultados serão consequência de seu bom trabalho, em qualquer que seja o cenário. Preste atenção também para quantos jogos de empresas você está participando e aprenda com isso. Pense em quantos cartões de fidelidade você já recebeu para continuar consumindo determinado produto ou serviço. Ou, então, nos programas pontos ou que participa. Ou nos benefícios que você recebe para avaliar uma marca… Enfim, hoje em dia há gamificação em todo o lugar (e na sua empresa?).

Pois é, você deve ter percebido que está envolvido em várias gamificações e, é claro: isso não é à toa! Isso ocorre porque os empresários já perceberam a importância de manter seus consumidores e colaboradores engajados e o quanto isso melhora seus resultados e faturamento. Lembre-se: a gamificação tem sua eficácia comprovada e proporciona os melhores resultados possíveis com a valorização e empoderamento dos envolvidos, que acabam por se comprometer com o jogo em busca de sua própria superação.

Descubra como usar a gamificação em  sua empresa e aumentar seus lucros já!

Pedro H.Boll,
João Lucas Cortez.

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