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O que fazer para vencer a crise causada pelo novo Covid-19?

Pois bem, essa pergunta está na mente dos empreendedores do mundo todo, e em especial na de quem trabalha na área do marketing e afins.

Além disso, com as regras para distanciamento social, com o auto-isolamento e o trabalho remoto se tornando o novo normal, os paradigmas do marketing mudaram.

Ou seja, oferta e demanda passaram a ser diferentes do que eram antes, e alcançar o cliente é o grande desafio.

Todos os países, alguns mais e poucos menos, estão bastante preocupados com o impacto da Covid-19 na economia local e na mundial, que de alguma forma irá interferir nos mercados e preços.

Nesse sentido, todos estes fatores influenciam diretamente nas perspectivas dos negócios, e desta forma fica mais importante dispor de um roteiro para superar a crise instaurada.

Ou seja, para ajudar os empresários e profissionais das áreas de marketing, para orientar seus negócios nestes tempos de incerteza, realizamos muitas pesquisas em mídias especializadas e lideranças de mercado.

Conforme resultado, reunindo em um só texto informações relevantes para lidar com a crise e manter o ritmo dos negócios, e retomar o fluxo da empresa. Aqui está o resumo:

Dica #1 –

Primeiramente, tranquilize e informe seus clientes sobre como sua empresa está respondendo à pandemia, mostre que está ativo e à disposição deles.

Dica #2 –

Seja relevante hoje para as necessidades do consumidor, o que significa tranquilizá-lo sobre como sua empresa / marca está respondendo à pandemia, e coerente no meio das incertezas.

Dica #3 –

Use sempre um tom tranquilizador e com uma mensagem positiva nos seus comunicados.

Dica #4 –

Se fizer uso de vídeos, use recursos visuais fortes, quentes e envolventes. Afinal, a imagem é o melhor meio comunicar, em qualquer mídia eletrônica de fácil acesso.

Dica #5 –

Mantenha-se conectado aos seus clientes, seja regular no envio de mensagens, não só para vender, mas para estar ao lado do cliente.

Dica #6 –

Revisite seu marketing de conteúdo atual e sua estratégia de palavras-chave para orientar buscas pelo consumidor.

Aproveite as ferramentas de ranqueamento de palavras-chave que fornecem informações específicas daquilo que está mais sendo procurado.

As palavras-chave mais buscadas de ontem podem não ser as mais relevantes hoje, e o volume de pesquisas e as tendências de termos e expressões podem estar flutuando.

Dica #7 –

Atualize as suas estratégias de experiência do cliente com seu produto, marketing ou serviço, para estimular os processos de vendas de ponta a ponta, envolver-se em diferentes canais de vendas, o uso de depoimentos e programas de fidelização por recompensas é sempre bem percebido.

Dica #8 –

Concentre-se em fortalecer seu relacionamento com seus clientes, quem é melhor visto é lembrado com melhor facilidade, e isso gera negócios.

Nesta situação difícil do covid-19, use empatia, crie relacionamento, engajamento e não faça apenas ofertas para vendas.

Cuidado para não ser visto como alguém que quer “aproveitar a situação” ou pensando apenas em si mesmo (e em seus próprios interesses).

Dica #9 –

Empatia é a parte principal de se conectar ou permanecer conectado aos clientes e prospects.

A experiência do cliente com novos canais de atendimento e a forma de consumir não pode ser frustrante, ele precisa se sentir seguro e satisfeito.

Relações feitas com empatia cria lealdade e uma base de clientes mais feliz à medida que sairmos deste atual desafio.

Dica #10 –

Implementar um modelo de gestão de compras e de precificação ágil para melhorar as margens e estar mais competitivo, sem sacrifícios.

O dinheiro melhor ganho é aquele que não se perdeu por erros.

A melhor solução financeira geralmente está dentro da empresa, e não vindo de empréstimos, que deverão ser pagos, tenha isso em mente!

Dica #11 –

Revisite e pondere sobre o seu mapa estratégico empresarial.

Qual a verdadeira missão da empresa?

Os valores da sua empresa durante essa crise e então reoriente suas estratégias de engajamento externo e interno.

Busque ajuda externa, pense maneiras novas e relevantes de envolver seus clientes e funcionários nesses tempos de incerteza.

Dica #12 –

Adapte as mensagens para que sejam focadas no consumidor, pois a maioria está comprando da forma que lhes é possível.

O mercado reduziu o ritmo, e as pessoas estão mais cuidadosas em escolher suas compras.

As velocidades dos negócios, a eficiência de custos e a flexibilidade são mais cruciais nos momentos de desenvolvimento rápido de eventos causados pela Covid-19.

Dica #13 –

Use mais o marketing digital: use a tecnologia para se manter conectado aos clientes e ao trabalhar remotamente seus colaboradores, use um programa de pontuação de leads e alvos bem projetado para ajudá-los a priorizar esforços.

Dica #14 –

Ajude seus clientes a atravessar a situação e ajude-os a entender como tirar o melhor do momento atual.

Seja útil e necessário para seus clientes, dinamizando sua empresa.

Dica #15 –

Não fique parado.

Haja e não fique na inércia, esperando o tempo passar para então pensar no que vai fazer. O melhor momento é sempre o agora.

10 AÇÕES PRÁTICAS E IMEDIATAS PARA LIDAR COM A CRISE

Todos nós, nossas famílias, amigos e principalmente nossos negócios fomos afetados pela crise causada pelo novo Covid-19.

Formulamos 10 ações práticas de uso imediato para ajudá-lo a lidar com o maior sucesso possível com a situação atual.

1 – COMUNIQUE-SE.

Em uma crise como esta do Covid-19, não existe excesso em comunicar-se, se for de forma empática e útil. Isto serve tanto para com sua equipe quanto com os clientes, os fornecedores e a comunidade em que a empresa se faz presente.

A comunicação diária é essencial, porém precisa ser relevante, e comunicar antes de tudo é “tornar comum”, em outra palavra, relacionar-se.

2 – SEJA POSITIVO.

Fácil de dizer, mas pode ser difícil, porém é fundamental para sua equipe, família e clientes.

As pessoas querem ouvir e ver positividade.

Procure pequenas vitórias, revise-as e compartilhe-as diariamente.

Use também o passado e as superações conquistadas.

3 – PLANEJE SEMPRE E AJUSTE SISTEMATICAMENTE.

Aceite que a mudança vem de estar bem informado e esteja à frente sempre que possível.

Revise a avalie tudo – produtos, serviços, preços, compras, logística, pessoal, despesas fixas e variáveis, todo o seu modelo de negócios, se necessário para continuar funcionando. Considere a opção de “melhorar”.

Essa pode ser uma oportunidade para reestruturar seus negócios para obter maior sucesso agora e no pós-crise.

Tenha um plano de contingência para cada coisa que possa interromper seus negócios ou parar sua empresa.

Evite a situação “Se não estiver dando problema, não tem o que melhorar”.

4 – O DINHEIRO MANDA E PRECISA SER RESPEITADO.

Considere todas as possibilidades e cenários para aumentar as reservas de caixa e fluxo financeiro, sem depender de terceiros.

Isso inclui cortes, renegociação de contratos, congelamento de gastos, venda de ativos, adiamento de compras, redução de retiradas.

Seja proativo, procure ajuda financeira e de recuperação de crédito.

Refinanciar, quando for possível.

Aproveite os programas de empréstimos promovidos pelo governo, bancos e cooperativas.

5 – CORTES E MUDANÇAS DE PESSOAL SÃO PROVÁVEIS.

Se você precisar fazer demissões ou fazer cortes em remunerações, tente fazer tudo de uma vez. Esteja atento ao impacto que essas ações podem ter na qualificação e nos resultados, porém é sempre melhor pouco (temporariamente) do que nada.

“O bem se faz aos poucos. O mal, de uma vez só.”

Nicolau Maquiavel, escritor italiano (1469-1527), foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento.

6 – PLANEJE O TRABALHO EM CASA.

Mesmo que sua empresa ainda esteja aberta e funcionando quase normalmente, observe qual preparação e recursos seriam necessários – necessidades de tecnologia, reuniões, relatórios, atendimento ao cliente, operações, para funcionar a partir de home office, o que reduz em muito os custos operacionais e traz diversas outras vantagens para a empresa e para o colaborador.

7 – OPÇÕES ON-LINE E DE ENTREGA.

Obviamente, adicionar uma combinação de vendas on-line e fazer entregas é bom se você puder fazê-las de forma eficiente e satisfatória para os clientes.

Isso pode quebrar paradigmas do seu modelo de negócios antigo, mas é preciso para atravessar este período e de reinventar seus negócios.

8 – MANTENHA SEU SISTEMA DE MARKETING E VENDAS FUNCIONANDO.

Tente ser criativo para encontrar novas maneiras de atender seus clientes e leads.

Antes de tudo, planeje, teste e meça ideias, faça como uma orquestra, ensaie bem o show, a ação e momento de cada instrumento, crie novas ofertas e alternativas, e sempre que possível, seja pago antecipadamente para aumentar as reservas de caixa.

9 – CONCENTRE-SE EM REPETIR NEGÓCIOS.

Seus clientes atuais provavelmente são seus melhores clientes, recorde do princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Dito isso, mantenha ou crie os planos de marketing e vendas para clientes existentes agora e para os anteriores a essa crise. Crie negócios dirigidos para eles.

10 – ENTENDA QUE OS CICLOS FINANCEIROS PODEM SER TAMBÉM COMO AS 4 ESTAÇÕES DO ANO.

O verão é hora do boom em vendas, no outono se está colhendo, no inverno é quando nos preparamos para a primavera, e agimos para preparar o “solo” e a “planta” (ou seja, é o marketing e vendas).

Esta crise causada pela pandemia do Covid-19 é como um inesperado e intenso outono.

Acreditamos que será um outono/inverno breve, mas prepare-se para o pior – um inverno prolongado e sofrido – sabendo que a “primavera” se seguirá em breve, após estes tempos difíceis, mas de aprendizados duradouros.

BÔNUS: 11 – TENHA E PRATIQUE BOM SENSO E COMPAIXÃO.

Seja compreensivo com familiares, funcionários, clientes e fornecedores – seja gentil com todos, cada um está sofrendo com conflitos e medos interiores por conta da Covid-19, que muitas vezes sequer saberiam expressar o que estão sentindo e como poderiam ser ajudados, então ampare. A sua força interior irá se revelar e aumentar com a prática.

Estamos atravessando cenários totalmente novos e desconhecidos, para muitos são tempos difíceis e com perdas pessoais, temos uma ameaça real sobre nossos negócios continuarem ou não, todas as relações como conhecemos estão mudando, regidas por protocolos e regras sanitárias.

Mas o que temos certeza é de que não podemos é ficar parados e rendidos sem alguma atitude que nos leve a um futuro melhor. A pandemia causada pela Covid-19 mudou tudo, e acabou de vez com o convencional.

E agora? O que vai acontecer daqui em diante?

Não sabemos ainda o que o futuro nos reserva, porém saiba e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.” E você não estará só nesta tarefa.

Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida, entre em contato conosco ou com algum dos nossos licenciados por todo Brasil, para uma conversa sem compromisso, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.

Só não pode ficar inerte, esperando melhor momento para agir.

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