Tempo de leitura: 6 minutos

No seu dia-a-dia, quanto do seu tempo é gasto trabalhando no seu negócio, realizando atividades diretamente envolvidas com a produção, entrega ou venda de seu produto ou serviço?

Para a maioria dos empresários, em geral a resposta é TUDO.

Aí que está o problema em si, porque o empresário deveria estar focado na área tática da empresa, no planejamento, em gerenciamento de resultados e nas melhorias do funcionamento da empresa. Esse é o melhor investimento de tempo que poderia fazer, pois tem relação direta com os resultados, sendo que a operação pode (e deve) ser delegada para colaboradores treinados e capacitados para realizar o trabalho operacional.

A empresa precisa crescer, sair da fase em que o proprietário deve trabalhar NA empresa, ao invés de PARA a empresa.

A sua empresa ainda está na fase que quando você se ausenta ela vira uma bagunça ou para de funcionar?

Esse excesso de trabalho tem também outras consequências, que entre várias as mais prejudiciais são a falta de tempo para si mesmo, para ter qualidade de vida; e o estresse acumulado do trabalho que será cobrado da sua saúde física e mental.

Se você é como a maioria dos pequenos empresários, a ideia de fazer o trabalho operacional e sentir-se realizado, colher os benefícios de ver as coisas serem feitas do seu jeito, à sua maneira, é empolgante. Encontrar tempo para fazer todas essas coisas, e ainda poder desfrutar disso, … bem, podemos dizer que isso pode ser um desafio.

A gestão de uma empresa é sempre cheia de atividades que demandam atenção e tempo, com muitas prioridades, e sendo esse um recurso limitado, sem extras que pudessem ser adicionadas horas a mais no dia, aqui fica claro o problema a ser enfrentado.

A verdade é que não se trata de encontrar tempo, você realmente precisa reservar um tempo.

Você pode conhecer o ditado – “o olho do dono é que engorda o porco.”  Mas se você fizer apenas aquilo que sempre fez, como vai obter resultados diferentes?

E posso arriscar o palpite de que você sabe, assim como eu sei, de que nunca é simples ou fácil mudar e fazer algo diferente, com resultados diferentes. mas veja o exemplo de grandes empreendedores, Walt Disney por exemplo, um visionário e determinado homem de negócios que se fez grande por querer fazer diferente dos padrões estabelecidos.

Você conhece mesmo o seu negócio?

Aqui na Line, em nossas formações on line ou presenciais, sempre incentivamos nossos clientes a serem curiosos, a investigarem a fundo a sua empresa, o mercado e os concorrentes. A missão é saber o que já está acontecendo, como as coisas já estão sendo feitas, e como poderão ser melhoradas.

Lembre-se: o que não é conhecido e medido, não pode ser gerenciado.

Por quê? Porque TUDO (todo procedimento, toda ação, toda escolha que todos fazem ao decidir o que fazem ou não ao longo do dia) que você já adotou foi perfeitamente projetado para fornecer os resultados que você já está obtendo.

É necessário que você escolha fazer diferente, para ter resultados diferentes, e para isso é preciso conhecer a fundo o seu negócio.

O primeiro passo é tornar-se um observador, em busca de obter uma compreensão clara e desapaixonada do funcionamento interno do seu negócio, que é o primeiro passo.

Em seguida, avalie seus concorrentes. Seja através de conversas informais, dados de mercado, opiniões de clientes, falas de funcionários deles, visitas como cliente (ocultas as intenções), busque na internet, poderá ser a fonte de aprendizado com os acertos e erros deles (benchmarking = referência).

“O tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais poderá ser gerido…”. Peter Drucker

Então, o que isso tem a ver com encontrar tempo para realizar o trabalho estratégico em um nível mais alto dentro dos seus negócios? 

Na Line, sugerimos que antes de trabalhar para o seu negócio, você primeiro veja e avalie como está, identificando e registrando as diversas situações em todas as áreas da empresa.

A maneira de encontrar e reservar o tempo necessário para realizar o trabalho que realmente é importante é saber onde e como você gasta seu tempo, e o quê na empresa requer a sua atenção direta e o que poderá ser delegado.

Avalie onde você está e onde realmente quer estar. Onde os resultados serão melhores para a empresa, e para seus propósitos pessoais quando abriu seu negócio.

Use sua agenda!

Vamos fazer um exercício que poderá lhe ajudar a melhorar as coisas e para você ter mais tempo?

1. Escolha um dia considerado normal em sua semana para anotar tudo o que você faz (como um diário), desde o início do seu dia de trabalho até o final da jornada. Mantenha um registro constante de suas atividades e tempo gasto em cada uma delas.

2. Elimine qualquer ideia que você tenha de que é bom ser multitarefa (não existe), troque para reconhecer tendências de “tarefa em série”, atividades que podem ser delegadas, sem passar ou pular de uma atividade para a outra sem um plano e foco em resultados.

3. Assuma e mantenha o compromisso pessoal de sair do “piloto automático” e comece a pensar/anotar as suas ações. Novamente, lembre-se: o que não é conhecido e medido, não pode ser gerenciado.

4. Avalie suas ações com a atenção aos detalhes necessários para aprender a fazê-la de forma melhor, e como treinar alguém para que a faça em seu lugar, antes que a sensação de satisfação seja internalizada e fique tão confortável que fazê-la se torne automática, e continue consumindo o seu precioso tempo.

5. Fique atento! Faça as suas anotações (use uma agenda escrita ou no smartphone, um planner, o diário de bordo), registre a atividade, o tempo gasto e a sua ‘sensação’ em relação a ela.

6. Se for possível, sempre escreva o horário em que você inicia cada tarefa, uma breve descrição da atividade e a hora que você terminou. Isso permite que seja calculada a duração de cada tarefa ou atividade posteriormente. (Observação: depois de escrever a hora de início do seu dia, você só precisa anotar a hora em que começa a fazer outra atividade. O término de uma é o início da próxima.)

Agora, ao final da jornada diária, pare e avalie como foi o seu dia. Revise cada uma das atividades, cada tarefa e sua duração, fazendo a si mesmo estas perguntas:

1. Quanto tempo você gasta trabalhando PARA o negócio (o visionário, o trabalho estratégico) em relação ao trabalho NA empresa (o trabalho operacional do dia-a-dia)?

2. Quais tarefas alguém poderia estar realizando em seu lugar e quanto custaria para contratá-las ou terceirizá-las?

3. É possível que você treinar alguém da sua equipe para assumir essa tarefa? Se sim, o que você precisaria fazer para que isso acontecesse? (POP)

4. Além disso, avalie seus próprios resultados: por quanto tempo você conseguiu manter os registros das atividades?

5. Por quanto tempo você geralmente consegue manter o foco em uma tarefa específica antes de ser interrompido ou desviado? É mais provável que você se distraia com problemas de clientes ou funcionários ou com sua própria multitarefa?

6. O que você aprendeu sobre a origem das interrupções que tiram o seu foco e atenção?

Se você deseja fazer o trabalho estratégico necessário para o seu negócio e ter mais tempo para aquilo que realmente é importante, seja para sua empresa ou para você mesmo, precisa ter em mente planos ininterruptos de tempo.

Essa simples ação, é honestamente a única maneira de impulsionar seus negócios em direção aquilo que você quer que ele seja. E é assim que a sua empresa irá crescer.

Ser realista sobre como você gasta seu tempo é o primeiro passo. O próximo é decidir exatamente como você deseja investir o tempo que “encontrou” nas coisas que fazem uma diferença real nos seus negócios e para a sua vida.

Deseja um negócio tenha um sistema que funciona de verdade e que rode mesmo sem a sua presença dentro da empresa?

A primeira coisa a fazer é assumir o compromisso de transformar seu negócio em algo incrível, resgate a visão de quando você o criou, e o que esperava que fizesse em sua vida. Criar sistemas facilitadores dentro de um negócio da maneira certa leva tempo, mas os resultados finais são “uma mudança de vida” para você e sua empresa.

Para começar a encontrar o tempo necessário para planejar, preparar e pensar em como realmente deseja que sua empresa funcione, siga conforme as orientações nesse artigo.

Se precisar de ajuda para fazer isso em sua empresa, a Line e seus licenciados ajudam empresas e empreendedores a implementar estratégias, sistemas e ferramentas de alto impacto para maximizar sua produtividade pessoal e comercial, e sistemas são nossa especialidade.

Faça contato por AQUI, ou saiba mais no site do Line Instituto.

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)