Tempo de leitura: 5 minutos

(Confira aqui a Parte 1, a Parte 2 e a Parte 3 desta série de 6 artigos)

Nos artigos anteriores, já deixamos claro que as pessoas não compram coaching, elas compram objetivos e experiências. Mas o que faz com que eles confiem em você é quando você pode dizer a eles como você os leva a esse resultado. Falamos também que, a maneira de fazer isso é construindo um sistema de treinamento eficaz. E agora você irá saber exatamente quais são esses sistemas!

Um bom negócio de coaching é construído com base em cinco sistemas.

Cada um desses cinco sistemas se interligam e trabalham juntos, para atrair clientes para o seu negócio de coaching e ajudá-los a alcançar resultados reais.

Os cinco sistemas são:

1) Seu sistema de marketing
2) Seu sistema de conteúdo
3) Seu sistema de conversão
4) Seu sistema de boas-vindas
5) Seu sistema de coaching

Então, quando você constrói esses sistemas, você está construindo uma estratégia de negócio divertido.

Sim, divertido!

Aqui está um exemplo real de como isso pode acontecer:

Imagine abrir seu e-mail e encontrar ali o recibo de pagamento efetuado por um novo cliente!

Três dias atrás, ele recebeu ligação, ou um e-mail, ou encontrou seu site, blog, ou página de uma rede social e se cadastrou para conversar com você depois de ler um artigo interessante ou depois de ouvir alguém lhe falar o grande porquê de seu negócio, que tocava em sua dores. [SISTEMA DE CONTEÚDOS]. 

Após uma ligação rápida e uma visita, a decisão foi clara. Ele tinha que contratar você, mas você não o “vendeu” nada. Você apenas compartilhou sua P.U.V. e em seguida se concentrou em como o seu processo de coaching funciona em termos de ajudá-lo a alcançar seu objetivo, e ele ficou muito interessado.  Então, depois de algumas perguntas, ele está assinando um contrato com você [SISTEMA DE CONVERSÃO].

Depois do contrato assinado, você pega outra xícara de café e relaxa, porque seu novo cliente, receberá um e-mail de boas-vindas, com informações sobre como trabalhar com você, para que ele saiba como será a jornada com você até a conquista de seu objetivo [SISTEMA DE BOAS-VINDAS].

Então, você está pronto! Tudo o que você precisa agora é agir como o incrível treinador que você é e guiá-lo pelo seu sistema, para que ele possa encontrar as respostas de que precisa para alcançar seu objetivo e viver a experiência [SISTEMA DE COACHING].

Você tem um dia por semana dedicado especialmente para seu sistema de marketing e conversão, outro dia para seu sistema de conteúdo, e o restante é reservado ao sistema de boas-vindas e ao sistema de coaching com os atuais clientes.

Enquanto você bebe seu café e prepara um artigo novo para esquentar sua lista de futuros clientes (afinal, esse cliente encontrou você de um artigo que você já havia enviado) [SISTEMA DE MARKETING], você está diante de um dia repleto de coisas. Está cheio de clientes, e tudo o que você precisa fazer para se manter assim definitivamente é gerenciar seus sistemas.

Bebendo café enquanto escreve um artigo no notebook.
Tem coisa melhor do que fazer o que gosta, da onde quiser, transformar vidas e ser bem remunerado por isso?


Portanto, em vez de focar constantemente em onde e como você vai encontrar pessoas interessadas no seu trabalho (para tentar convertê-los em clientes), tudo o que você precisa fazer é criar e gerenciar os sistemas do seu negócio, e os clientes começarão a vir para você.

Veja como tudo funciona em conjunto:

Um sistema de marketing: trata-se de como encontrar novos clientes em potencial. Você define a sua melhor forma de se comunicar e desenvolve um sistema para alcançar novos clientes em potencial. 

Por exemplo, seu sistema de marketing pode ser desenvolvido através de conteúdos escritos, vídeos, lives, podcasts, interagindo com pessoas ou, até mesmo, por meio de palestras (que, apesar de muito poderosas, costumam ser subestimadas e pouco utilizadas).

Ouvir atentamente e se relacionar com seus novos clientes em potencial que o acompanham e, em seguida, decidem se aprofundar em seu mundo de conhecimento. Isso pode ser feito através de e-mail marketing, de ligações telefônicas, de artigos, vídeos, posts em redes sociais, etc.

Um sistema de conteúdos: É quando você começa a educar seu cliente através de conteúdos intelectuais de qualidade. As pessoas podem encontrá-lo, ler sobre seu trabalho, sua marca e aprender sobre como VOCÊ pode ajudá-los a alcançar seus objetivos. A melhor parte? Muito disso pode acontecer enquanto você está dormindo.

Um sistema de conversão: este pode ser o seu funil de vendas totalmente otimizado! Não se assuste, “funil de vendas totalmente otimizado” significa apenas que este é um processo específico que você configura para ajudar os clientes a se conectarem a você e se apaixonarem pelo seu trabalho de modo que possam eventualmente dizer sim às suas ofertas. 

O funil de vendas é, essencialmente, o que a indústria normalmente se refere como uma jornada do cliente. Ele começa no momento em que há o primeiro contato entre cliente e empresa (ou marca), e termina com a compra, ou com o tão temido “não”.

Tanto para a estruturação do funil, como para seu acompanhamento, o auxílio de um sistema de CRM pode ser essencial para que o gestor possa analisar a estratégia e o processo comercial da melhor forma possível. O funil inclui cada etapa da venda e leva o consumidor a um objetivo final: a compra do seu produto. É necessário acompanhar de perto o andamento das negociações e corrigir quaisquer gargalos que o funil tiver, para potencializar os resultados.

Para isso, o primeiro passo é criar um processo. Se existe uma receita para o sucesso em vendas ela se resume a criar um processo de vendas e executá-lo até o fim.

Um sistema de boas-vindas: Trata-se de “relacionamento”, de como você dá boas-vindas aos novos clientes e como cuida deles. 

Envolve a assinatura dos contratos, os materiais de apoio que serão usados durante o processo, e-mails de boas-vindas e outras peças que criam um nível de confiança e entusiasmo em seus clientes desde o início (e também facilitam sua vida como treinador!). 

Um sistema de coaching: é a estratégia que você escolheu para a jornada com seus clientes na direção do grande objetivo deles ou o motivo pelo qual o contrataram. Como já vimos, as pessoas querem ter a segurança de que você possui um processo que obtém resultados reais. Se você tiver um sistema de coaching, seja para clientes particulares, grupos ou um programa online, ele o diferencia como um coach e também ajuda a obter melhores resultados. Todo mundo ganha!

Levar as pessoas a ter sucesso no coaching não é apenas comemorar pequenas vitórias instantâneas, mas principalmente sucesso no longo prazo. Você precisa construir um negócio sustentável, cheio de sistemas inteligentes (muito parecido com o que Henry Ford construiu).

Para desenvolver um sistema completo, pode ser necessário um técnico que construa sistemas até você obter seu primeiro cliente pagante. Um sistema que preencha seus negócios com uma carga de clientes lucrativa e sustentável por anos, porque um ou dois clientes pagantes não farão de você um coach em tempo integral.

Um fluxo constante de clientes pagantes é o que fará de você um empreendedor de sucesso.

Lembre-se, a riqueza está nos sistemas.

“Eu entendo isso” você pode estar pensando agora. “Mas como eu faço isso?”

Deixe-me dar um exemplo concreto de como eu fiz isso, no próximo capítulo.

LEIA AGORA A PARTE 5 PARA DESCOBRIR
COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO DE SUCESSO!

Principais pontos abordados neste artigo: 

1) Levar as pessoas a pagar-lhe pelo processo de coaching não é sobre construir um sistema ou obter apenas um cliente pagante, é sobre criar um mundo de negócios que atraia clientes para você automaticamente.

2) Mas não entre em pânico! Para construir o seu mundo de negócios divertido, você só precisa se concentrar em cinco sistemas. Esses sistemas funcionarão juntos para atrair clientes para você.

3) Se você configurar seus sistemas corretamente, passará a maior parte do tempo trabalhando com coaching e aprimorando seu sistema. Resumindo: Sua vida será mais fácil.

Clailton Luiz.

Descubra como ter sucesso no Coaching com o projeto Impulsão Profissional 2.0

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