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Em meu último artigo aqui para o blog, eu falei que não é vendendo mais que se faz uma empresa crescer. Ao menos não necessariamente… Ou saudavelmente. Portanto, hoje vou me aprofundar um pouco mais nisso, em especial explicando exatamente o que é um sistema e qual a sua importância para o seu negócio.

Certa vez, eu estava dando um de nossos treinamentos (Impulsão Empresarial – disponível online e presencialmente) e, em determinado momento, chegamos no ponto em que revelei que toda empresa é um sistema. E precisa funcionar de forma inteligente. Porém, infelizmente a maioria dos pequenos empresários não sabe que sua empresa só obterá sucesso e continuará saudável por anos, se seu criador colocar esse sistema para rodar de forma previsível. 

Por isso, eu percebi que eu deveria, inicialmente, superar o desafio de deixar claro para os pequenos empresários o quanto seu negócio pode mudar “da água para o vinho”, simplesmente por implantar processos, que farão o negócio funcionar como um sistema – organizado, programável, previsível, controlado. 

Esse é o meu objetivo com este artigo para, no próximo, mostrar como utilizar o sistema na construção de um negócio de sucesso.

Água em vinho
Imagens do seu negócio no momento em que você começa a implantar processos.

Antes de mais nada, esclareço que, quando falamos em sistemas aqui, não estamos falando de tecnologia ou de algum software. Isso também é importante, mas não é disso que se trata. Nosso planeta é um sistema, nosso corpo é um sistema, a cidade em que você mora é um sistema, sua família é um sistema, e sua empresa, também deveria ser um sistema.

Se pesquisar na Wikipédia, comprovará que um sistema é um conjunto de elementos (processos) interdependentes de modo a formar um todo organizado. Portanto, queremos dizer que a empresa deve possuir todos os seus setores funcionando com base em processos, os quais devem ser harmonicamente integrados entre si, para juntos formarem um sistema. 

O meu intuito é ajudar você a mudar sua perspectiva para obter mais controle sobre sua organização, criar um plano para o desenvolvimento de negócios sustentáveis ​​e, finalmente, criar um negócio que não dependa de você, que funcione como um sistema.

Afinal, um dos principais motivos pelos quais donos de empresas procuram a Line Coaching é justamente porque buscam criar uma empresa que funcione melhor (mais organizada e lucrativa) para obter mais qualidade de vida (um negócio que funcione mesmo sem a sua presença constante). Eles ainda não sabem, mas o que precisam é transformar seu negócio em um sistema testado e aprovado.

Perceba, os pequenos empresários já possuem uma forma de “tocar” a empresa e geralmente tudo gira em torno deles. Uma dependência total da presença do dono dentro do negócio. O ditado “o olho do dono é que engorda o boi” é muito real nesse tipo de empresa.   

Se nada fizerem para mudar isso, provavelmente continuarão obtendo os mesmos resultados (mesmo que esse resultado seja: inviabilizar o crescimento e lucratividade do seu negócio).

Quando eles percebem isso, muitos acabam buscando um bom gerente para organizar a casa. Com a esperança de que essas pessoas irão lhe garantir o melhor funcionamento da empresa e a qualidade de vida.

Mas a verdade é que, além de essas pessoas serem raras, normalmente elas custam caro. E, pior que isso: você se torna completamente dependente delas! Ou seja, o seu objetivo é que seu negócio dependa menos de você, você busca um bom gerente e acaba se tornando totalmente dependente dele.

A boa notícia é que seu negócio não depende desses profissionais para garantir o resultado que você quer. Provavelmente sua empresa ainda não precisa dessas pessoas e nem pode pagar o que elas valem. O que você precisa é do tal “sistema”!

O sistema se tornará sua estratégia de gerenciamento, o meio pelo qual sua empresa produzirá os resultados desejados, mesmo sem a sua presença. É a solução para problemas que sempre tiraram seu sono: a imprevisibilidade e inconstância de sua equipe, a falta de padrões nos seus produtos e serviços, a demora e ineficiência nos processos, etc.

Empresário frustrado
Você lembrando dos problemas.

E como se já não fosse bom o bastante, ter um sistema é, além de tudo isso, uma estratégia de marketing. Não entendeu? Pensa comigo…

Imagine uma padaria em que, eventualmente, você fosse atendido por balconistas mal-humorados e, ainda, recebesse seus pães diferentes a cada dia. Por quanto tempo você continuaria frequentando essa padaria?

Pois é, não adianta essa padaria investir em marketing. Chegará o momento em que você não voltará mais. Ela pode atrair clientes novos com marketing, mas em breve esses novos clientes não retornarão se a padaria não tiver um sistema que resolva a falta de padrão.

Por outro lado, se você for a um estabelecimento no qual você tem a certeza de que será bem atendido e de que receberá seu produto com a mesma qualidade de sempre, você certamente se tornará um cliente fiel.

Normalmente é apenas nesse ponto em que nossos clientes percebem a importância do sistema e que, sem ele, o negócio não poderá crescer ou tornar-se mais organizado e lucrativo. 

Por isso, eu sinceramente espero que você também tenha percebido isso, porque estamos prestes a ir um pouco mais fundo…

No próximo artigo daremos outro passo para o amadurecimento do seu negócio.Vamos mostrar como utilizar o sistema na construção de um negócio de sucesso.
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Clique aqui e saiba mais sobre como fazer
da sua empresa um sistema que funciona.

João Lucas Cortez.

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