Tempo de leitura: 5 minutos

(Confira aqui a Parte 1 e a Parte 2 desta série de artigos)

Em outubro de 1908, o Ford Modelo T foi introduzido e, em 1913, a linha de montagem móvel da Ford foi introduzida.

Com esse sistema, Henry Ford revolucionou uma indústria e, em 1918, metade dos carros vendidos nos EUA eram Ford. Mas o que isso tem a ver com o sucesso no Coaching?

Tem a ver porque a Ford criou um sistema que produziu resultados extraordinários.

Ford Modelo T
Ford Modelo T

Vamos aplicar essa ideia ao coaching de vida.

Depois que você compartilhar sua Proposta Única de Venda (P.U.V.) a grande dúvida que seus clientes terão será: “E como você fará isso?”

Como você as ajudará a sair do estado atual (infelizes com algo em suas vidas, procurando por uma mudança) para levá-las onde querem estar (o objetivo + experiência, ou seja, como perder 10 kg para se sentir mais atraente novamente)?

A abordagem mais ética, prática e orientada a resultados será a construção de um sistema ou processo para ajudar seus clientes a chegarem lá.

Um roteiro, uma estratégia, o passo a passo para mostrar aos clientes como seu trabalho funcionará para progredir em direção ao objetivo deles. É somente aqui que você mostrará que a estratégia que usará é a do Coaching.

É aqui que você mostrará o “como” do  círculo dourado. Então, em vez de dizer “vou lhe ajudar a perder os 10 kg com o Coaching, e eu farei isso reunindo-me com você semanalmente e deixando você tomar suas próprias decisões através de perguntas poderosas”.

Você pode dizer: 

“Eu vou lhe ajudar a perder 10 kilos para que você possa se sentir mais atraente novamente, e farei isso levando você através de um sistema testado e aprovado, passo a passo, que garanto a você, será um marco em sua vida. Deixe eu lhe mostrar…

Primeiro, começaremos ressignificando seu estado atual, faremos uma análise comportamental completa para identificarmos suas tendências comportamentais, depois vamos definir a visão de futuro que vamos alcançar, depois definiremos os alvos ligados a essa visão, depois colocaremos em sua agenda as prioridades, depois planejaremos minuciosamente essas prioridades e, em seguida, começaremos a viver intensamente esses planejamentos. Então, encontramos maneiras de criar espaço em sua vida para trabalhar em sua saúde e condicionamento físico, revisando sua programação semanal.

É aí que você já vai se surpreender, ao descobrir que já poderá se sentir mais atraente antes mesmo de chegar ao objetivo. É um sistema extraordinário!”

Qual dos dois roteiros acima transmite mais credibilidade e confiança para você?

É claro que é o segundo.

E você poderia me perguntar: mas esse roteiro corresponde puramente à venda de um processo de coaching?

E eu respondo: SIM, claro! Acontece que, em vez de vender “coaching”, você está vendendo aos seus clientes objetivos, experiências e depois o “como”, um sistema claro que faz sentido, confiável, dando a eles um roteiro de como trabalhar juntos.

É desta forma que os Coaches de sucesso são vistos como autoridades e o trabalho que eles fazem é valioso. Eles não estão apenas dizendo que podem fazer alguma coisa, eles estão mostrando como eles fazem isso.

Muito poderoso, certo?

E isso funciona!

Lembre-se daqueles números de vendas que eu compartilhei sobre o início da minha carreira? Bem, aqui está o sistema que convenceu as pessoas a assinarem contratos comigo.

Seus clientes podem usar seu sistema e adaptá-lo aos seus problemas. Eu não precisei ter que reinventar a roda. Tornou mais fácil para mim conseguir mais clientes pagantes e servir mais pessoas.

Aqui está o que é importante: não importa como o sistema se parece, apenas importa que você tenha uma estratégia e possa comunicá-la ao seu público-alvo.

Por exemplo: aqui está um sistema para que nossos licenciados usem para apresentar aos futuros clientes, sobre como os ajudarão a construir um protótipo de negócio que funcione sem a sua presença. Um sistema onde mostramos um roteiro passo a passo desde o início até o objetivo do cliente.

Sistema trabalhado pelos licenciados
Sistema trabalhado pelos licenciados nas empresas que atendemos

O incrível poder dos sistemas no coaching.

Muitos de nós, Coaches, se sentem perdidos, aterrorizados ou, até mesmo, como se fôssemos uma fraude, porque comunicar a ideia por trás do coaching pode parecer algo muito vago. É difícil explicar. É difícil fazer com que as pessoas vejam isso como algo concreto ou real, se não tiverem se apaixonado pelo processo do Coaching assim como nós.

Acho que essa citação resume muito da ansiedade interna que sentimos quando começamos a falar sobre o que fazemos e, no entanto, não conseguimos descrevê-la de uma maneira que faça sentido para as pessoas.

“Se você não consegue descrever o que está fazendo como um processo, não sabe o que está fazendo.” – W. Edwards Demming

 

Não é que nós, como Coaches, não saibamos o que estamos fazendo. É que temos dificuldade em descrevê-lo de uma forma que nossos potenciais clientes entendam, e é aí que ficamos presos.

No entanto, quando você desenvolve seu primeiro sistema de treinamento e o associa a sua P.U.V, é onde as coisas começam a se unir e os clientes começam a entrar.

A melhor parte? Você se sente incrível!

Você se sente incrível porque você não está apenas oferecendo conceitos vagos, você está oferecendo aos seus clientes algo real: um caminho pela frente, um plano claro, uma estratégia que faz sentido.

E esse caminho leva a resultados reais e positivos.

E é isso que deixará seus futuros clientes animados para avançar e assinar um contrato com você. Não basta você parecer competente, precisa mostrar e provar sua competência.

Mas você está pronto para o terceiro passo?

Vimos até aqui que você precisa de uma P.U.V. poderosa, e de uma estratégia ou sistema passo a passo para mostrar ao seu cliente, como você levará ele ao resultado esperado.

Veja essas duas citações:

“Em essência, um negócio totalmente funcional é basicamente um conjunto de sistemas e processos.” – John Jantsch

e..

“Toda a riqueza é baseada em sistemas.” – Dan Kennedy

Henry Ford sabia disso e, por isso, dedicou tanto tempo e esforço para construir sistemas para fabricar seus carros.

O resultado foi extraordinário: os carros se tornaram mais confiáveis ​​e acessíveis.

E ele, claro, se tornou incrivelmente rico.

Resumindo: não estamos falando sobre construir apenas um sistema para compor o seu negócio. Seu negócio de coaching será, na verdade, composto de vários sistemas. Esse é o terceiro passo.

Mas calma, não entre em pânico!

Quando falamos sobre como construir um negócio de coaching e levar as pessoas a pagar por coaching, tudo o que estamos realmente falando é sobre construir alguns sistemas interligados.

Fique tranquilo, não é difícil.

Mas quais são esses sistemas exatamente? É o que você irá descobrir no próximo artigo. Afinal, se você não construir sistemas ou elaborar sistemas errados, você perderá tempo, dinheiro e sua capacidade de ser um Coach de verdade. 

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Principais pontos abordados neste artigo: 

1) As pessoas não compram coaching, elas compram Objetivos + Experiências. Mas o que faz com que eles confiem em você (e o que torna sua vida mais fácil) é quando você pode dizer a eles como você os leva a esse resultado.

2) A maneira de fazer isso é construindo um sistema de treinamento eficaz. Um roteiro ou plano que mostre aos possíveis clientes como você os ajudará a atingir suas metas.

3) Isso faz com que você transmita autoridade e confiança como Coach (e também, é claro, faz você se sentir menos ansioso ou como um impostor).

4) Mas não é apenas um sistema de treinamento que você deve construir, porque todas as empresas de sucesso e criadores de riqueza usam múltiplos sistemas. E a  boa notícia? Você realmente só precisa construir alguns sistemas para fazer seu negócio de coaching florescer.

Clailton Luiz.

Descubra como ter um negócio de coaching de sucesso com o projeto Impulsão Profissional 2.0

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