Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tivesse que se ausentar do seu negócio por motivo de força maior ou por necessidade de tirar algumas semanas de férias, você se depararia com uma empresa “de cabeça para baixo” ao retornar? E em seu período ausente, você conseguiria se desligar com tranquilidade das preocupações e dos incêndios cotidianos que você tem que apagar?

Se você teve a sorte de ter conseguido manter sua empresa viva, apesar de todos os altos e baixos comuns a qualquer negócio, por 5, 10, 20 anos ou mais, é provável que você tenha passado por momentos em que desejou que sua empresa não fosse tão dependente de você. Não importa tudo o que você tenha conquistado, a maioria dos donos de empresas sabem “lá no fundo” que, se eles se afastarem – seja por seis meses ou duas semanas – eles provavelmente teriam um negócio doente quando retornassem.

Como mudar essa realidade?

Mudar isso e criar um negócio autossustentável, que sobreviva e prospere, esteja você presente ou não, é um dos grandes objetivos da Line Coaching.

Esses últimos anos me ensinaram muito sobre como criar um negócio que não dependa exclusivamente de seu dono. A teoria é ótima – mas fazer isso acontecer na realidade é outra coisa. Antes de compartilhar com meus alunos, clientes, empresários as estratégias que salvam negócios em apuros tive que aplicá-las em meus negócios para torná-los saudáveis e, somente então, consegui experimentar a liberdade de não ser escravo dele.

Eu cometi muitos erros ao longo da jornada. Para nomear alguns: subestimei a importância de compartilhar meus conhecimentos, pois acreditava que as coisas apenas funcionariam se eu mesmo as fizesse; deixei de acreditar nas pessoas que poderiam inclusive fazer melhor do que eu (desde que eu as treinasse para isso); aliás tive medo de encontrar essas pessoas, mesmo sabendo que isso poderia trazer ao meu negócio melhores resultados; “delarguei” em vez de delegar; fiquei na mão de funcionários antigos e teimosos; culpei governo, crise, fornecedores, clientes e funcionários por decisões erradas, em vez de assumir minhas responsabilidades, entre vários outros.

Soluções

É sobre isso que falo em nossos treinamentos: sobre o que é preciso, na prática, para criar um negócio robusto, crescente e centrado nas dores do cliente, que não dependa de você. Um negócio no qual eu tenha a opção de me envolver ou não para o alcance dos resultados, ou seja, que funcione de modo previsível, com ou sem minha presença. Um negócio onde você possa deixar pessoas capazes, competentes e orientadas por processos previamente definidos e alinhados com seu mapa estratégico (missão, visão e valores), e liberando você para ter mais tempo de buscar outros sonhos.

Se esse assunto mexeu com você, se você está frustrado com o quão sua empresa depende de você agora e não sabe por onde começar para mudar essa realidade, convido você a acompanhar semanalmente nossos artigos neste blog e canal no YouTube e, especialmente, a entrar em contato com um de nossos licenciados espalhados pelo Brasil. Eles estão preparados para lhe ajudar a transformar seu negócio em um protótipo de negócio que funcione até sem sua presença.

Enquanto isso, considere as seguintes questões:

Qual é a realidade da sua situação atual? O que aconteceria com seu negócio, se por motivo de força maior, você precisasse se ausentar por duas semanas? Um mês? Seis meses? Um ano?
Olhando para o seu negócio, o que inviabiliza que você se afaste para ter mais tempo de qualidade para você e sua família?
Se você continuar levando seu negócio como faz atualmente, como acredita que ele estará nos próximos 10 anos?
Qual preço você está pagando pela dependência de sua empresa em relação a você?

Clailton Luiz e
João Lucas Cortez.

Veja também a versão em vídeo deste artigo:

Clique aqui e conheça o curso Impulsão Empresarial, se você deseja ter mais qualidade de vida e liberdade enquanto empresário. 

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)