Tempo de leitura: 4 minutos

Olha, eu tenho certeza que você, assim como eu, já teve um grande problema em sua vida. Sem pensar muito eu poderia listar diversos problemas comuns, que quase todo mundo vai ter a “oportunidade” de experimentar. Aliás, não poderia ter outra palavra mais oportuna que esta: oportunidade (com o perdão da redundância)! Você já vai entender o porquê. Antes disso, vamos a alguns dos problemas mais comuns:

– Perder o emprego;
– Não saber que curso escolher no vestibular;
– Não se sentir realizado profissionalmente;
– Não ter dinheiro para comprar algo que precisa;
– Separação conjugal;
– Descobrir uma doença;
– Perder alguém importante.

Pois é, queira você ou não, eventualmente você irá se deparar com momentos desafiadores em sua jornada. Alguns deles simplesmente podem tirar o seu chão e fazê-lo questionar se é capaz de dar a volta por cima. Já outros, possuem como efeito colateral a incerteza. A dúvida que, por si só, é o bastante para trazer a você insegurança, desconfiança e a paralisia de suas ações.

A dúvida paralisa

Com a dúvida, vêm os questionamentos: será que estou no caminho certo? Será que só perdi tempo até agora? Será que esse problema tem solução? O que eu fiz pra merecer isso? Será que eu estraguei tudo? O que eu faço da minha vida?

Já se fez alguns desses questionamentos? Eu poderia apostar que sim. E isso nos indica duas conclusões interessantes: 1) você não é o único; e 2) o problema, assim como a dúvida, são inevitáveis em nossas vidas.

“Tá bom, já entendi, mas onde você quer chegar?”, pensa o leitor mais impaciente. E eu respondo: muita gente só obtém o sucesso depois de conhecer o fracasso. Ou ainda, muita gente encontra soluções importantes para suas vidas, após enfrentarem um problema que se apresentava como sem solução.

Atenção: não quero te falar sobre algo clichê aqui. A minha intenção é conduzir você a uma reflexão um pouco mais profunda sobre isso. O que quero que perceba é que muita gente só se tornou bem sucedido, realizado e feliz, depois de amargar o fracasso, o desemprego, a desilusão, a dificuldade.

Vou deixar ainda mais claro, a dificuldade pode ser muito mais benéfica a médio e longo prazo do que uma vida morna, estável (ou estagnada?) e medíocre. É que neste último caso, o piloto automático tende a imperar. A vida te leva e você segue o fluxo…

Na dificuldade não, amigo. Ali não tem zona de conforto. Como diz o provérbio português: “a necessidade é que faz o sapo pular”! E se você realmente buscar uma mudança de vida, em vez de apenas remediar o problema, aí sim terá a chance de vislumbrar uma grande oportunidade.

Provérbio português

É aqui onde surgem forças que você nem sabia que tinha e a criatividade aflora. É nesse momento em que pessoas largam uma carreira frustrada para se tornarem referência em outra área de atuação. É aqui onde um relacionamento destruído pode ser totalmente revitalizado. E é também aqui, onde pessoas falidas saem do fundo do poço em destino ao sucesso.

Há exemplos de pessoas muito famosas e que superaram grandes dificuldades (Steve Jobs, Walt Disney, Donald Trump, Silvio Santos, Flávio Augusto). Há também diversos outros que experimentaram a superação na pele, literalmente, como os diversos atletas paralímpicos, que mesmo sofrendo a perda de algum membro não perderam a esperança, na verdade eles a espalham por onde passam.

Aliás, não precisamos ir tão longe. Diversas pessoas são acometidas de várias adversidades e as enfrentam dia após dia, anonimamente. Talvez você seja uma dessas pessoas. Se esse for o seu caso, isto é, se tem algum grande problema para resolver (organizar sua vida, organizar sua empresa, começar a agir, ter coragem de mudar, ter coragem de arriscar, mudar sua realidade financeira, etc.), quero que saiba: você pode sair desta mais forte!

Se for um velho problema, não se contente enquanto não achar uma nova solução. A oportunidade está do outro lado do medo. É apenas quando chegar do outro lado da travessia que poderá olhar para trás e entender o porquê tudo isso foi necessário. Somente então é que tudo fará sentido e você se sentirá mais forte, mais confiante e, acima de tudo, grato. Pode ser que você se torne um parceiro melhor, um estudante melhor, um funcionário melhor ou, quem sabe, um empresário melhor. Eu não sei.

Só sei que acredito nisso de corpo e alma, porque eu sou uma dessas pessoas que se deparou com o medo e a incerteza, mas não se conformou em fugir do problema e levar uma vida medíocre. Hoje eu só posso olhar para trás e agradecer pelos desafios que fizeram de mim quem eu sou. Mas isso, amigos, é assunto para outro post. Enquanto isso, convido você a refletir sobre a própria vida. Qual desafio você já precisou superar? Ou ainda, que desafio você enfrenta hoje? Você tem focado nos problemas ou nas oportunidades? Não se esqueça: a oportunidade está do outro lado do medo.

João Lucas Cortez.

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)