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O dicionário define um consultor como “quem ou aquele que dá conselho; quem ou aquele que tem a função de dar parecer, fornecer subsídios, sugerir, aconselhar; especialista em um campo específico que trabalha como conselheiro para uma empresa ou para outro indivíduo”. Parece meio abstrato e inexpressivo, mas a menos que você estivesse escondido em uma caverna em meio a selva ou em coma nos últimos vinte anos, você já tem uma boa ideia do que seja um consultor. Os empreendedores certamente sabem o que são consultores e o que eles fazem. 

SAIBA COMO TRABALHAR EM  SUA CONSULTORIA

Devido a influência da variação econômica no mercado, as empresas passaram a contratar mais consultores, em vista das múltiplas vantagens em ter esse profissional trabalhando dentro de suas instalações, por muitos motivos que se estendem além de domínio da eficiência econômica, trazendo conhecimentos e soluções de forma prática e muito barata em vista dos benefícios que deixam.

Só no Brasil, segundo dados do SEBRAE, nos últimos anos foram investidos em serviços de consultorias cifras bilionárias e que tendem a serem ainda maiores com o aquecimento da economia e a necessidade das empresas em buscarem conhecimentos que não possuem, para serem mais rentáveis.

Em sites de buscas é notado um aumento de interesse sobre informações de como atuar no negócio, o que indica que o mercado está se abrindo para a arena de consultoria para negócios.

É bom frisar o termo ‘arena’, pois só os mais capacitados e aparelhados irão vencer e prosperar. E isso podemos garantir.

O trabalho de um consultor é prover informações, aconselhar, esclarecer. Nada mais, nada menos. É simples assim. Não existe fórmula ou segredo mágico que torne um consultor mais bem-sucedido que outro. Porém, o que irá separar um bom consultor de um consultor ruim, é a paixão e a busca pela excelência.

E aí sim, o bom consultor deve ter conhecimento pleno sobre o assunto em que está aconselhando ou esclarecendo. Isso faz a diferença.

Pela quantidade de pessoas atuando como consultor no mercado, até parece que qualquer um pode atuar na área e se dar bem.

Hoje em dia, uma pessoa que trabalha em determinada área, que acompanha as informações mais recentes e se sente confortável fazendo isso, acredita que poderá pegar o seu conhecimento e transformá-lo em algo que alguém estará disposto a pagar, na atuação de consultoria.

Não é apenas procurar clientes e oferecer seus serviços, o trabalho de consultoria vai bem além disso. Existem coisas a serem consideradas antes de se tornar um consultor:

Quais certificações e licenciamentos serão necessários? 

Dependendo da área de atuação, você pode precisar de uma titulação universitária ou de nível técnico, ou mesmo de uma licença junto ao conselho profissional antes de começar a trabalhar como consultor. Por exemplo, consultores de captação de recursos não precisam de certificação especial, embora você precise ter respaldo e garantias para falar em nome das entidades, em outras áreas, como contábeis, a formação técnica e estar cadastrado no conselho regional é o mínimo que será exigido.

Estou qualificado para me tornar um consultor? 

Antes de sair do seu emprego atual e esperar que os clientes comecem a bater na sua porta para contratá-lo, verifique se você possui as qualificações necessárias para realizar o trabalho. Se você deseja ser consultor de informática, por exemplo, verifique se está atualizado na área, com conhecimento de todas as tendências, inovações e mudanças no setor de informática. Se for em TI, será necessária formação superior e boa experiência na área.

Estou organizado o suficiente para me tornar um consultor? 

Eu pratico a organização que pretendo ensinar aos clientes? Eu gosto de planejar meu dia? Eu sou um especialista quando se trata de gerenciamento de tempo? Você deve ter respondido “sim” a todas essas três perguntas!

Eu gosto de trabalhar em rede? 

A rede de contatos é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de consultor atualmente. Comece a criar seu networking imediatamente, ou se associe com quem já atua no mercado e possa lhe proporcionar isso.

Tenho metas estabelecidas de longo e curto prazo? 

E essas metas me permitem atuar como consultor? Se os seus objetivos não coincidem com o tempo e a energia necessários para abrir e construir com muita dedicação e foco um negócio de consultoria que tenha êxito, reconsidere antes de fazer qualquer movimento na direção desse objetivo!

 Mercado alvo

Sua ideia de atuar como consultor pode ser a melhor que você já pensou, mas precisa existir mercado para suas ideias. É necessário alguém disposto e capaz de pagar por sua consultoria especializada.

Em outros termos, quem são seus clientes potenciais? 

Você estará vendendo seus serviços de consultoria para grandes empresa? Ou você oferecerá uma especialidade que é interessante apenas para empresas menores? Ou talvez seus serviços sejam necessários para organizações sem fins lucrativos.

Seja qualquer que seja for a situação, antes de continuar, dedique algum tempo para preparar um bom plano de negócios e também bom um plano de marketing.

É um trabalho árduo, mas você não ficará desapontado com os resultados – especialmente quando os clientes começarem a pagar você!

POR QUE UMA EMPRESA CONTRATARIA VOCÊ

 De acordo com uma pesquisa recente apresentada em sites especializados, relacionamos as 10 principais razões pelas quais as empresa contratam consultores:

1 – Um consultor pode ser contratado por causa de sua experiência.

É aqui que a sua experiência profissional será somada com a qualidade do seu trabalho, na área em que escolheu atuar. Os resultados que você já proporcionou serão avaliados e servirão de base para seu nome ser cotado para o contrato.

2 – Um consultor pode ser contratado para identificar problemas. 

Na maioria das vezes, os funcionários estão muito próximos de um problema dentro de uma empresa para conseguir identificá-lo. É nesse momento que um consultor apresenta a solução para resolver a situação.

3 – Um consultor pode ser contratado para complementar a equipe. 

Às vezes, uma empresa descobre que pode economizar muitos recursos financeiros a cada semana contratando consultores quando necessário, em vez de contratar funcionários em período integral. As empresas percebem que economizam dinheiro adicional por não terem de pagar vínculos e benefícios pelos consultores contratados.

Embora os honorários de um consultor sejam geralmente mais altos que o salário de um funcionário, a longo prazo, simplesmente faz sentido economicamente contratar um consultor.

4 – Um consultor pode ser contratado para atuar como facilitador. 

É preciso encarar a realidade. Ninguém gosta de mudanças, especialmente pessoas acomodadas em seus cargos em uma empresa. Às vezes, porém, são necessárias mudanças, e um consultor pode ser chamado para “fazer a bola rolar”. Em outras palavras, o consultor pode fazer as coisas sem se preocupar com a cultura corporativa, o moral dos funcionários ou outros problemas que atrapalham quando uma organização está tentando instituir mudanças.

5 – Um consultor pode ser contratado para fornecer a objetividade necessária. 

Existe alguém mais qualificado que o consultor para identificar um problema? Um bom consultor identificará a situação, e fornecerá um ponto de vista novo e objetivo – sem se preocupar com o que as pessoas da organização podem pensar sobre os resultados e como foram alcançados. Não ter vínculos fixos com a empresa promove essa liberdade.

6 – Um consultor pode ser contratado para ensinar. 

O consultor pode ser contratado para ensinar aos funcionários várias habilidades diferentes. Porém, o consultor precisa necessariamente estar disposto a acompanhar as novidades em seu campo de especialização – e estar pronto e disposto para ensinar aos novos clientes o que eles precisam para permanecerem competitivos.

7 – Um consultor pode ser contratado para fazer o “trabalho sujo”. 

Vamos ser sinceros: ninguém quer ser a pessoa que precisa fazer cortes na equipe ou eliminar um setor inteiro de uma empresa. O consultor estará disponível para isso.

8 – Um consultor pode ser contratado para dar nova vida a uma organização. 

Se você é bom em ter novas ideias que sejam soluções para qualquer tipo de problema, não terá dificuldades para encontrar clientes. Em um momento ou outro, a maioria das empresas precisará de alguém para administrar crises e urgências, fazendo as coisas ‘rodarem’ novamente.

9 – Um consultor pode ser contratado para criar um novo negócio. 

Existem consultores que se tornaram especialistas neste campo. Porém, nem todo mundo tem a capacidade de conceber uma ideia, desenvolver e planejar um negócio de ponta a ponta.

10 – Um consultor pode ser contratado para influenciar outras pessoas. 

Você se relaciona com os bem-sucedidos, ricos e famosos da sua cidade? Nesse caso, você poderá ser contratado para um trabalho de consultoria simplesmente com base em quem você se relaciona. Existem muitos consultores atuando como lobistas, e sempre haverá espaço para mais alguns, desde que possam intermediar interesses e investimentos.

LOCALIZAÇÃO

Seu negócio de consultoria provavelmente não exigirá um grande investimento de capital inicialmente. Considere trabalhar em um escritório, em sua casa. Tenha um espaço profissional, onde ninguém lhe interrompa e distraia. Porém se isso não for possível, pense em trabalhar em escritórios compartilhados tipo coworking ou alugar uma sala comercial por dias ou período do dia (manhãs, tardes, …).

Existem muitas vantagens em ter um escritório em casa. Entre eles estão:

1 – Despesas gerais baixas.

Você não precisa se preocupar em pagar aluguel ou serviços públicos por um escritório; você economizará esse recurso financeiro até conseguir uma base regular de clientes pagantes.

2 – Flexibilidade. 

Não existem dúvidas de que trabalhar como consultor em casa, no home office, oferece uma grande flexibilidade. Você pode definir seu próprio horário e tirar uma folga conforme necessário. Mas é necessária disciplina e foco, é um trabalho como outro qualquer.

3 – Sem pesadelos na hora do rush, sem stress do trânsito. 

Para quem precisa ir e voltar de um emprego na hora do rush, quando o pico do trânsito é o caos, essa será uma mudança de ritmo muito bem-vinda.

FUNCIONÁRIOS

Quando você começa a atuar em consultoria, pode gerenciar todas as operações sozinho, porém, à medida que seus negócios começam a crescer, você poderá precisar de ajuda para lidar com detalhes administrativos ou para concluir tarefas e atribuições de consultoria.

Você precisa tomar algumas decisões importantes. Por exemplo, você tem tempo para registros e cálculos em planilhas e gerar gráficos? Você pode gastar tempo com tarefas administrativas enquanto poderia usar esse tempo efetivamente no marketing de seus serviços – e na obtenção de novos clientes?

Chegará um momento em que você calcula que será mais econômico contratar alguém para trabalhar no escritório com você, e ter uma boa pessoa de suporte administrativo às vezes pode significar a diferença entre sucesso e fracasso – entre obter mais clientes ou perder constantemente clientes. Existem alguns benefícios em ter alguém no escritório com você. Entre eles estão:

Você economiza tempo e dinheiro – Ter alguém que se concentre nas tarefas mais rotineiras (checar e-mails, gerar e arquivar documentos, atender telefonemas, pequenas tarefas, etc.), deixará você livre para concentrar todos os seus esforços na conquista de novos clientes. Pense da seguinte forma: você prefere perder um cliente que em menos de uma semana lhe possibilita pagar por um auxiliar, ou prefere usar o seu tempo para essas tarefas?

Você não se preocupa em ficar fora do escritório – Se você trabalha sozinho, é difícil estar em campo vendendo seus serviços se estiver preocupado com atender tarefas rotineiras (ligações, e-mails, documentos, …).

Você tem alguém para oferecer outra perspectiva – Muitas vezes pode ser muito solitário tentar fazer tudo sozinho. Ter alguém no escritório para trocar ideias e colaborar na solução de problemas, com outro ponto de vista, pode valer muito a pena.

 REMUNERAÇÃO

Agora que você já decidiu iniciar seu negócio de consultoria, precisa pensar o quanto você cobrará dos seus clientes. Se cobrar pouco, não terá sucesso nos negócios. Se você cobrar demais, não terá clientes. É preciso considerar o que você entregará para eles, e os resultados que eles obterão através do seu trabalho.

Então, o que você pensa de um meio termo, que parece justo para todos os envolvidos?

Uma maneira de ajudá-lo a decidir quanto cobrar, é descobrir quanto outros consultores estão cobrando no mercado e por serviços semelhantes aos seus. O seu networking poderá ajudar muito para estabelecer esses referenciais. Após isso, defina seus valores de modo que possa ser competitivo com os demais consultores atuando em sua área.

Porém tem uma coisa importante para levar em conta, lembre-se de listar todas as suas despesas. Não há nada pior do que definir seus preços, obter clientes pontuais e depois descobrir que você não incluiu várias despesas que estão batendo à sua porta.

Isso indica um detalhe importante que deve ser lembrado em todos os contratos que você faz com um cliente: inclua um item de linha “diversos” em sua proposta de remuneração. Mas não use esse valor para obter renda adicional.

A maioria dos clientes entenderá que em todos os projetos, sem dúvida haverá despesas adicionais e não previstas. Certifique-se de que todos saibam antecipadamente um valor aproximado para essas despesas, e que seja consenso.

Ao definir suas tarifas de trabalho, você tem várias opções, incluindo tarifas por hora, taxas de projeto e trabalho com base em resultados gerados. Vamos examinar cada um de perto.

PREÇO POR HORA

Você precisa agir com cuidado ao definir taxas horárias, porque duas coisas podem acontecer:

A) Sua taxa horária é tão alta que ninguém poderá pagar para você (portanto, nenhum cliente baterá à sua porta).

B) Sua taxa horária é tão baixa que ninguém o levará a sério.

Lembre-se de uma regra importante ao estabelecer sua taxa, independentemente da estrutura que você escolher: quanto mais dinheiro as pessoas pagam por um produto ou serviço, mais esperam receber pelo dinheiro. Em outras palavras, se um cliente concorda com sua taxa horária de R$ 1 mil, é melhor você gerar R$ 1 mil em resultados (no mínimo) a esse cliente a cada hora em que trabalha para ele.

Alguns clientes preferem ser cobrados a cada hora, enquanto outros odeiam a ideia de pagar a alguém o que consideram muito por hora. Esses clientes geralmente preferem pagar por projeto.

PREÇO POR PROJETO

Ao trabalhar com base na taxa do projeto, um consultor normalmente obtém uma quantia fixa de dinheiro por um período predeterminado, pela execução plena do projeto.

BASE DE RESULTADOS GERADOS

Trabalhar em uma base de resultados gerados fornece para você uma taxa mensal definida na qual você concorda em estar disponível para trabalhar por um número acordado de horas para o seu cliente. Um contrato detalhado das condições e transparência no negócio é fundamental para que isso funcione, e não aconteçam traições e decepções. Outra situação comum nesses casos, é que a maioria das empresas que contratam um consultor em regime de resultados possui uma cláusula no contrato que o proíbe de trabalhar para seus concorrentes.

E O MARKETING?

Se o seu negócio de consultoria não tem clientes, você não tem nenhum negócio de consultoria. 

Você deve se lembrar que vender seus serviços de consultoria não é o mesmo que vender um carro ou uma casa. No caso do carro ou da casa, o cliente provavelmente já está no mercado para um ou ambos os produtos. Seu trabalho, então, torna-se mais difícil, porque você está comercializando seus serviços para pessoas que podem nem estar cientes de que precisam desses serviços.

E se você pensa que é só consultor, e acredita que não sabe e que não gosta de vender?

Nessa situação poderá estar diante de um problema, porém existem soluções para isso, que é participar de uma rede de negócios, que ofereça para você (sim, você mesmo!) treinamentos em vendas, e lhe disponibilize produtos validados que atendem empresários de qualquer porte e segmento, em qualquer região do país. Isso aumenta em muito o seu campo e mercado de atuação, além dos seus próprios conhecimentos.

E agora então, o que fazer?

Não pense em desistir!

Você está preparado para gerar seus próprios resultados e crescer por suas próprias ações?

Está precisando de um bom motivo?

Vai encarar esse trabalho fascinante?

Quer prosperar por seu próprio mérito?

Não mais ser empregado de alguém e ser dono do seu tempo?

Quer mais qualidade de vida e materializar seus sonhos?

A resposta é um sonoro e claro ‘SIM’!

Temos a solução para todos os problemas e dúvidas, as aqui relacionadas e ainda outras que não listamos, através de uma solução empresarial completa, um programa de trabalho testado, aprovado e validado por todo o Brasil, que salva empresas e empreendedores à beira do colapso, da falência muitas vezes.

CONHEÇA A LINE INSTITUTO

Acreditamos em negócios extraordinários, que dependam de pessoas comuns, e não em negócios comuns que dependam de pessoas extraordinárias.

Para isso, desenvolvemos uma metodologia exclusiva para empresas, de modo que possam funcionar como um relógio suíço, isto é, como um sistema previsível, mesmo sem a presença constante de seu dono. Esta metodologia já salvou milhares de empresas em apuros, mesmo beirando à falência. E é assim que transformamos vidas e negócios de empreendedores de todo o Brasil.

REDE DE LICENÇAS

Hoje temos mais de 130 licenciados espalhados pelo Brasil e agora estamos nos preparando para abrir licenciamentos em vários países. São mais de 10 mil alunos em nossas empresas, e milhares deles utilizaram os aprendizados e estratégias de empreendedorismo para tocar seus próprios negócios. Só em 2019, nossos licenciados já movimentaram mais de R$ 15 milhões em negócios.

Não há hoje no mercado nada que minimamente se assemelhe ao nosso modelo de negócios. A verdade é que entregamos aos licenciados tudo que eles precisam para oferecer nossas soluções empresariais, tanto no que diz respeito à comercialização dos produtos, como em relação à entrega do serviço, propriamente dita. Confira alguns exemplos do que oferecemos:

– Produtos Roteirizados;

– Suporte Completo;

– Materiais de marketing completo;

– Portfólio mais completo do mercado;

– Alta rentabilidade;

– Baixo investimento;

– Modelo simples e prático;

– Imersão na cultura Line Instituto;

– Universidade Line;

– Mentores experientes;

– Metodologia testada e comprovada;

– Soluções em diferentes formatos (EAD, workshop, facilitação em grupo, atendimento personalizado, etc.).

Resumidamente, temos um modelo de negócio completo, pronto para entregar uma metodologia de empreendedorismo, testada, aprovada, reconhecida e desejada pelo mercado para capacitar empresários em qualquer ponto do país.

Nós compreendemos que os clientes de nossos licenciados devem ser extremamente bem-sucedidos com a aplicação de nossas estratégias, pois assim é que nossa rede de licenças se consolidará cada vez mais no nicho do empreendedorismo. Portanto, entregamos nas mãos dos nossos licenciados, coisas como:

– Treinamentos empresariais em grupo, que otimizam o valor da sua hora de trabalho, afinal, assim é possível ajudar e ser bem remunerado por 20 empresários, e não apenas um, pela mesma hora trabalhada.

– Treinamentos personalizados, nos quais o licenciado se presta a identificar pontos de melhorias específicos de seu cliente para, então, junto com ele, definir um objetivo a ser alcançado e traçar um plano de ação para chegar lá.

– Materiais de marketing para divulgação, que inclui artes, banners, identidade visual;

– Site próprio vinculado ao site da marca, que é alimentado automaticamente com os artigos que publicamos e que interessam diretamente o seu público-alvo (pequenos empresários, que buscam mais tempo, qualidade de vida e melhores resultados)

– Força de marca para firmar parcerias de sucesso em qualquer área de atuação, com associações, sindicatos, cooperativas, etc. Afinal, em uma rede de licenças aproveita-se a autoridade automática da marca. Não é apenas mais uma pessoa tentando vender suas soluções.

– Soluções prontas para serem comercializadas e aplicadas, isto é, treinamentos e palestras com materiais profissionais de divulgação e entrega (slides profissionais, ferramentas, apresentações comerciais, tutoriais em vídeo e escritos, etc.).

Você poderá realizar todo o treinamento que lhe capacitará a iniciar os trabalhos conosco de forma online, no seu computador ou celular, em formato EAD, na Universidade Line, e também estará respaldado por uma marca forte, consolidada no mercado com uma rede de licenças que já supera 130 unidades pelo Brasil. E é aí que nossa parceria começará com força total.

Se você está determinado a investir em sua carreira, se você deseja empreender, se você entende que pode ser treinado para salvar vidas e empresas, então eu vou pedir para você fazer um cadastro de candidatura, sem compromisso.

Você precisa responder a algumas perguntas para sabermos se você realmente se encaixa no perfil de profissional que estamos procurando.

Eu e minha equipe, vamos avaliar cada questionário e depois vamos entrar em contato diretamente com você para uma entrevista, para que possamos compreender mais um sobre o outro, alinhar os objetivos e expectativas, sanar dúvidas e, na pior das hipóteses, ter uma boa conversa sobre empreendedorismo.

Se essa oportunidade é para você, e se você deseja viver essa grande revolução em sua vida, responda o questionário e aguarde nosso contato. Forte abraço!

Clique AQUI para o questionário.

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