Tempo de leitura: 3 minutos

O Inbound Marketing é uma inovação na área de marketing que está sendo adotada por diversas empresas pelo grande retorno que esta ferramenta proporciona.

Mas afinal, você sabe o que é Inbound Marketing? Se a resposta for não, fica tranquilo que eu te explico!

Em resumo, o Inbound Marketing tem seu foco em, de forma diferente e cativante, atrair e converter clientes.

Entretanto, isso não é feito com as maneiras tradicionais e ultrapassadas do marketing, e sim, com técnicas inovadoras.

Continue lendo e vamos conferir tudo sobre o assunto!

O que é Inbound Marketing?

Pois bem, podemos definir o Inbound Marketing como um “Marketing de Atração”, se traduzido de maneira menos literal.

De maneira geral, esta estratégia tem como base o foco em um público-alvo específico e a criação de conteúdo voltado para ele, fazendo assim, com que haja uma comunicação mais assertiva e a criação de um relacionamento com seu público.

Em outras palavras, seu objetivo tem de ser atrair um cliente em potencial para seu Instagram, Facebook, site, etc, e com ele inserido nesse meio, através de conteúdos adaptados para tal público, haja a conversão.

Para facilitar, veja este mapa simplificado do Inbound Marketing:

Inbound Marketing: Tudo o que você precisa saber sobre o tema! - Line Instituto

Percebeu a diferença? Agora não mais enfiamos nossa propaganda “goela abaixo” nos clientes, e sim tornamos atrativa para que por vontade própria eles venham a ver.

Agora, vamos conferir sobre a origem desta área do marketing e tudo sobre o seu começo.

Origem do Inbound Marketing

Vamos ver agora quando que o Inbound Makrketing surgiu, ou seja, quando que nós inovamos na forma de apresentar nossa marca aos clientes.

Bom, o termo tem sua origem no ano de 2006 e começou a ser usado por Brian Halligan e Dharmesh Shah, quando fundaram a HubSpot.

A HubSpot é uma empresa norte-americana de produtos de software para marketing de entrada, vendas e atendimento ao cliente.

Além disso, o Inbound Marketing surge muito atrelado a origem do Marketing Digital, o que é fácil de entender, afinal, com o uso da internet o cliente consome apenas aquilo que ele deseja.

Com isso, torna-se necessária uma nova forma de aparecer aos clientes no que eles buscam na internet naquele momento.

Importância do Inbound Marketing

O Inbound Marketing não é uma estratégia descartável e está muito longe disso, pelo contrário, são diversas as importâncias que a acompanham.

Primeiramente, o fato deste tipo de marketing segregar-se apenas para seu público-alvo, faz com que sua comunicação se torne muito mais direta e eficiente.

Com isso, seu conteúdo tende a atrair muito mais leads qualificados, fator extremamente importante para seu negócio.

Além disso, este tipo de marketing possui um preço bastante baixo se comparado a estratégias de marketing convencionais.

Outro ponto a se destacar é a criação de um relacionamento com seu cliente de forma mais profunda e lucrativa, devido a linguagem direta e íntima.

Por fim, mas não menos importante, o Inbound Marketing permite que você mensure e analise de forma mais precisa, fazendo assim com que você possa melhorar sua estratégia cada vez mais.

E exatamente sobre isso que iremos falar agora.

Analise os dados

Trabalhar com marketing digital e não analisar as métricas é como dar um tiro no próprio pé.

Afinal, você está jogando no escuro, não sabe quais campanhas estão dando certo ou errado.

Além disso, uma campanha que está dando certo hoje não tem garantia que funcione igualmente daqui a algum tempo.

Talvez seja necessário que você a aprimore e modele segundo as novas tendências e estratégias do mercado.

Porém, fica tranquilo que o Inbound Marketing possui diversas ferramentas que ajudam a mensurar e analisar o potencial e resultado de cada ação que você realizou.

Por isso, esteja continuamente analisando as métricas de cada campanha realizada, melhorando aquilo que é necessário e mudando o que não deu certo.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender tudo sobre o Inbound Marketing e o que você precisa saber sobre o tema.

Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver conteúdos diários sobre empreendedorismo, te convido a conhecer nosso Instagram clicando aqui.

Te vejo no próximo post.

Até a próxima!

Newsletter Subscribe

Get the Latest Posts & Articles in Your Email

[mc4wp_form id="517"]

We Promise Not to Send Spam:)