Tempo de leitura: 4 minutos

Eu tenho certeza que você já foi alvo de alguns gatilhos mentais ao longo da sua vida, na verdade somos bombardeados por centenas deles diariamente.

Aliás, posso melhorar minha afirmação, eu tenho certeza que você já tomou a decisão de comprar um produto e/ou serviço por conta do gatilho mental usado em sua campanha.

Estes estímulos são atemporais e podem ser utilizados em qualquer nicho ou segmento independentemente da idade do seu público-alvo.

Dito isso, podemos ver os gatilhos mentais inseridos ativamente em qualquer negócio de sucesso, isso porque são essenciais e poderosos em influenciar a decisão de um possível comprador.

Muito popularizados em campanhas de vendas, esta ferramenta pode aparecer de diversas formas e ser categorizada unicamente dependendo da sua proposta.

Mas chega de enrolação, vamos entender tudo sobre os tão famosos gatilhos mentais, suas aplicações e categorias.

Vamos lá!

O que são Gatilhos Mentais

Bom, vamos começar falando sobre o que são os gatilhos mentais, mas pode ficar tranquilo que não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

Os gatilhos mentais são uma ferramenta que tem como função induzir a decisão inconsciente do seu comprador.

Essa ação ativa o impulso do seu cliente em adquirir seu produto sem muitas barreiras ou questionamentos.

Fazendo assim uma ponte direto da informação recebida no cérebro com o impulso de tomar a ação, isso tudo devido a um sentimento que você causou a essa pessoa.

Porém, fica tranquilo que vou falar desses sentimentos um pouco mais para frente quando estivermos falando das categorias dos gatilhos mentais.

Aplicação dos gatilhos mentais no mercado

Já vimos o que são os gatilhos mentais, mas qual é a sua aplicação no mercado? É sobre isso que vou falar agora!

Os gatilhos mentais são verdadeiras “armas” na mão de quem sabe usá-los nos negócios, podendo ser decisivos na boa performance das vendas do seu produto.

Seu poder de persuasão é grandioso e possui um grande espaço no mercado, principalmente no digital, sendo utilizado por grandes players em suas estratégias de marketing.

Porém, muitas pessoas vendo esses benefícios acabam abusando do recurso e criando uma zona que somente afasta o possível comprador.

Por isso, o caminho certo não é colocar um gatilho mental a cada frase escrita em sua campanha, e sim usar deste elemento com sabedoria.

Tipos de Gatilhos Mentais

Lembra que eu falei tópicos atrás que possuíam vários tipos de gatilhos mentais que trazem sentimentos exclusivos para cada intenção nele usada?

Agora chegou o momento de você conferir cada um desses tipos para já sair daqui usando em sua empresa.

1. Escassez

O gatilho mental de escassez baseia-se na apresentação do seu produto com uma ideia de valiosidade.

As pessoas valorizam aquilo que é difícil conseguir e aparenta ser uma grande perda não adquirir, por isso é um gatilho mental tão poderoso.

Você com certeza já se deparou com este gatilho mental ao longo da sua vida, alguns exemplos são as frases: “últimas unidades!”; “estoque quase acabando!”.

A possibilidade de perda do produto faz com que o cérebro tome o impulso rápido de agir para que não haja perda daquela oportunidade.

Além disso, temos a intuição inconsciente de que se há poucas unidades, quer dizer que há muitas pessoas comprando, e se há muitas pessoas comprando, o produto deve ser bom.

2. Urgência

O segundo gatilho mental que vamos falar é o de urgência.

Este gatilho está muito atrelado ao de escassez, porém, eles não são a mesma coisa.

Este gatilho está relacionado a ideia do nosso cérebro de algo que está a nossa disposição por pouco tempo, por isso, devemos correr para adquirir.

Um exemplo prático deste gatilho mental no mundo digital está nos contadores de tempo na página de algum produto em promoção.

Ele funciona como o gatilho mental falado anteriormente, agindo no nosso cérebro como uma ação que deve ser tomada rapidamente.

3. Autoridade

O terceiro gatilho mental da nossa lista é o de autoridade.

Uma verdadeira autoridade tem o poder de influenciar as pessoas em sua volta, por isso um gatilho mental envolvendo tal característica se mostra tão poderoso.

Mostrar autoridade dará credibilidade e confiança ao seu cliente quando escutar o seu discurso, porém, esta tarefa não é tão simples quanto parece.

Para ser autoridade você precisa de fato dominar e entender muito bem da sua área, e mais, isso deve ser mostrado e evidenciado aos seus clientes para que assim gere essa confiança.

Você pode fazer isso criando um blog no seu segmento, oferecendo e-books gratuitamente, criando vídeos informativos sobre o conteúdo do seu nicho, etc.

4. Reciprocidade

O próximo gatilho mental que vamos falar é o da reciprocidade.

Este gatilho está fortemente atrelado com a empatia natural e involuntária que possuímos.

Você alguma vez já recebeu um elogio de uma pessoa e involuntariamente elogiou-a de volta?

Tenho certeza que sim! Pois bem, essa foi a sua reciprocidade atuando.

Quando recebemos algo sem nenhuma pretensão nos sentimos privilegiados e com um dever de retribuir o favor, e essa condição pode ser aplicada no mercado como um forte e poderoso gatilho mental.

Nesse caso, brindes e presentes para os seus compradores funcionam muito bem como ativadores desse gatilho, além disso, são ótimos agentes para fidelizar clientes.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que eu tenha ajudado você a conhecer e entender sobre os gatilhos mentais e tudo que envolve o tema.

Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver outros artigos você pode clicar aqui e ser redirecionado para a página inicial do Blog da Line.

Te vejo no próximo post.

Até a próxima!

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