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A maioria das empresas fracassa porque os empresários confiam totalmente na ideia do produto como suficiente para a organização existir. Com ideia fixa no produto ou serviço, eles não consideram profundamente o modelo de negócios que sua organização deverá ter para atuar no mercado e se manter existindo, geralmente, só consideram como objetivo principal vender o produto ou serviço. E então fracassam e ficam sem alternativas em situações de crise. A solução é sempre visualizar a situação e a partir disso reestruturar e criar alternativas e soluções.

Hoje, o empreendedor com mais chances de sobreviver é aquele que consegue ver mais adiante e absorver as tendências que surgem no horizonte, antes de ser tarde demais.

Novos empreendimentos de sucesso não chegam ao mercado com sua primeira ideia; em vez disso, o produto / serviço geralmente passou por várias interações antes de chegar à versão final. Da mesma forma, as organizações são mais sustentáveis ​​se tiverem considerado vários modelos de negócios antes de decidir sobre um determinado.

Em crise? Então reestruture o seu negócio!

O Business Model Canvas reflete sistematicamente em seu modelo de negócios, para que você possa se concentrar em seu modelo de negócio, segmento por segmento. Isso também significa que você pode começar com um ‘brainstorming’ (tempestade de ideias), preenchendo os quadros livremente e depois mais detalhadamente nos segmentos vazios para os concluir. A lista de perguntas mais abaixo neste artigo, ajudará você a refletir e comparar variações e ideias para a sua próxima inovação no modelo de negócios, com o objetivo de reestruturar e atualizar a sua empresa e a forma de fazer negócios.

Se você tiver uma ideia de um novo negócio, um novo empreendimento ou empresa já estabelecida, este artigo mostrará como fazer seu modelo de negócios em uma folha ou cartolina, possibilitando a visualização por inteiro do seu negócio. Um CANVAS descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. O CANVAS do modelo de negócios permitirá que você compartilhe efetivamente sua forma de fazer negócios com funcionários, investidores ou parceiros. Quando uma organização não entende seu modelo de negócios, experimenta uma grande falha na comunicação e na criação de objetivos.

Veja algumas empresas que atualmente usam seu próprio Business Model Canvas: Nestlé, GM, IBIS, Microsoft, MasterCard, 3M, Adobe, Intel e até a NASA! Ao procurar entender seu modelo de negócios, o CANVAS em uma única tela é muito melhor que um plano de negócios completo, pois economiza tempo e é mais colaborativa.

Você já ouviu falar em CANVAS?

O CANVAS é uma ferramenta muito utilizada por empreendedores de sucesso para visualizar os seus negócios de forma simples, rápida e prática.

É conhecido também pelo nome do livro original “Business Model Generation” (Alexander Osterwalder & Yves Pigneur). Hoje, é utilizada por grandes empresas mundiais e também por vários governos e grupos de trabalho criativos.

Sua simplicidade faz com que visualizar um empreendimento de sucesso pareça brincadeira de mãe e filho. Deve ser pelo seu caráter lúdico, prático e divertido. Assim, fica fácil você desenhar o negócio dos seus sonhos.

Quer saber como funciona?

Basicamente, o CANVAS é organizado em nove blocos de construção, dispostos de um jeito de fácil entendimento.

Cada bloco representa um dos principais aspectos do seu negócio e interagem entre si de modo a abrangerem tudo o que você precisa fazer pra começar um negócio valioso ou avaliar seu negócio no momento atual e poder planejá-lo estratégicamente.

Eles dizem que se você quiser empreender qualquer coisa, você precisa saber que atividades ou serviços  está oferecendo. Eles também dizem que você precisa oferecer esses serviços a um público específico, que é o segmento para quem você vai trabalhar. E que para esse público desejar receber os seus serviços, você precisa fazer uma proposta que atenda as necessidades deles ou seja, que resolva um problema, realize um sonho ou acrescente muito valor às suas vidas.

Os nove blocos também abrangem os canais ou vias pelas quais você vai chegar até esse público e o modo pelo qual você pretende manter um relacionamento saudável com ele. Além disso, com o CANVAS você pode saber quais são as suas parcerias mais importantes, os recursos que você vai precisar para realizar a sua empreitada e até quanto isso vai custar.

E um aspecto importante: com o CANVAS dá pra você saber como gerar receitas, ou fluxo de caixa, que são aquelas iniciativas e ações que você realiza com seus parceiros pra captar recursos e tornar o seu negócio lucrativo.

Como pode ser visualizado na figura acima, cada ponto-chave compõe uma peça de quebra cabeça do planejamento estratégico. Para melhor entendimento do modelo, são apresentadas a seguir algumas das questões que compõem o roteiro de coleta de informações, feitas em cada ponto chave, sendo que quanto maior o detalhamento mais fácil torna a tarefa de inovar, criar planos estratégicos e de contingenciamento de crises.

RESPONDA ESTAS QUESTÕES PARA CONSTRUIR O SEU CANVAS:

1 – Proposta de valor

O que estamos oferecendo para os nossos clientes?

Quais problemas dos nossos clientes estamos ajudando a resolver?

O quê fazemos ou nos propomos a entregar de melhor que faz os clientes decidirem por nós?

Como queremos ser percebidos pelos clientes (ou como somos…)

2 – Segmento de clientes

Para quem estamos criando valor?

Quem são nossos clientes mais importantes?

Onde eles estão em termos geográficos, região, bairro, em relação à entrega de nossos produtos/serviços?

São mais homens ou mulheres? E qual a faixa etária mais presente?

Qual a Classe Sócio Econômica deles?

Qual a sua ocupação principal?

Avalie isto pela lei de Pareto, 20% lhe dão 80% de resultados, e vice-versa.

3 – Canais (como falar com os clientes)

Quais canais de comunicação, distribuição e venda usaremos para entregar nossa proposta de valor aos clientes?

Proporcionalmente, quanto representa cada canal? (Separe por canal, e quanto cada um representa.)

4 – Relacionamento com clientes (o quê falar/escutar com os clientes)

Que tipo de relacionamento queremos estabelecer com os clientes?

Como este relacionamento está integrado ao modelo de negócio?

Que tipo de relacionamento será estabelecido em cada canal de relacionamento?

Qual relacionamento já temos atualmente, e quais os resultados?

5 – Fontes de receita

Quanto os nossos clientes querem pagar pela nossa proposta de valor?

Como os nossos clientes preferem pagar? (A vista, parcelado, cartão, dinheiro, …)

Quanto cada fonte de receita tem gerado? (valor ou percentual bruto)

Use números: eles indicam aquilo que merece maior atenção e cuidado para otimizar, sem números não há como controlar…

6 – Recursos-chave (somente os mais fundamentais ao negócio)

Quais recursos fundamentais são necessários para fazer o modelo negócio funcionar?

Quais merecem ter um plano de contingenciamento em caso de virem a falhar?

Poderão ser equipamentos, know-how, pessoas, etc.

Isto é importante para inovar e ter planos de contingenciamento de crises, não é apenas listar o que a empresa precisa para funcionar, é listar somente aquilo que se falhar a empresa literalmente pára, e daí a importância de ter um plano de emergência para estas situações.

7 – Atividades-chave

Quais são as atividades mais importantes para fazer o modelo de negócio funcionar?

Lei de Pareto, proporção 20% =/= 80%

8 – Parcerias

Quais as parcerias necessárias para criar e entregar a nossa proposta de valor?

Quais seus nomes e contatos? Não é uma relação CNPJ + CNPJ, são humanos interagindo…

Se ainda não existem, quais empresas e pessoas seriam importantes? Atue para estabelecer estas parcerias.

9 – Custos

Quais são os custos mais importantes relacionados a operação do modelo de negócio?

Quanto está indo das receitas para cada custo? Em valores ou participação nas despesas.

Use números: assim poderá ser conhecido o quanto está indo para cada despesa, e quais despesas devem ser revistas e otimizadas. Sem números não há controles.

Após a construção do CANVAS da empresa, parta para a segunda fase, que é traçar os planos estratégicos necessários, identificando a ação que irá melhorar (inovar) algum processo na empresa, o quê deve ser feito, as datas de realização das etapas ou conclusão destas tarefas e o responsável por fazer isto acontecer.

O objetivo deste quadro é a “constante melhora”, KaiZen em japonês, e por isto deve ficar exposto e de fácil acesso e visualização para estimular inovações, ou seja, fazer melhor algo que já está sendo feito.

Por tratar-se de um modelo relativamente novo, seu uso ainda é restrito a poucas empresas brasileiras, e quem faz uso desta ferramenta é rápido em dizer que ela faz muita diferença positivamente na forma de conduzir e pensar seu negócio.

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