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A FERRAMENTA QUE ESTÁ SALVANDO MILHARES DE NEGÓCIOS NESSA PANDEMIA

No artigo anterior, estudamos o bloco de recursos chave. Nesse artigo, nosso foco será no importante bloco de parcerias chave que faz parte da ferramenta que está salvando milhares de negócios.

O penúltimo componente, Parcerias Chave (ou Parcerias Principais) – trata da rede de parceiros que ajudam a colocar o Modelo de Negócios em funcionamento. Uma parceria é quando duas entidades comerciais formam uma espécie de relacionamento.

Esse relacionamento pode ser de maior liberdade, quando cada lado da aliança pode formar novas parcerias, ou de exclusividade, limitado a uma única parceria e nenhum outro relacionamento concomitante.

O que são Parceiros chave

Parceiros chave

Neste ponto, esperançosamente, o Canvas o ajudou a aprimorar e articular os pontos focais de seu negócio. Quais atividades e recursos são importantes, mas não estão alinhados com o que é uma estratégia exclusiva para você? O que está fora do seu tipo de negócio? Os parceiros podem fazer algumas dessas coisas? Por quê? Como?

A escolha dos parceiros e fornecedores deve priorizar a otimização do modelo de negócio adotado, reduzindo o tempo, os custos, os riscos e permitir focar nos recursos de maior impacto. Eu recomendo mapear os Parceiros chave olhando para o bloco de atividades chave e recursos chave. Esta é uma forma de denotar quais Parceiros específicos estão ajudando com várias Atividades e recursos Principais.

Exemplos de parceiros chave

Os parceiros principais dependem inteiramente do tipo de negócio. Por exemplo, embora a Apple projete seus laptops, ela não possui as fábricas que os fabricam. Por isso, a Apple tem parceiros-chave que possuem fábricas e fazem seus laptops, iPhones, iPads e Macs.

A indústria da moda usa parceiros para produzir roupas, empresas de eletrônicos de consumo frequentemente terceirizam a produção para parceiros-chave.

Definitivamente, o componente principal das parcerias descreve a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócios funcionar. 

Tipos de parcerias

No entanto, embora sua organização possa fazer diversas parcerias de sucesso, com vários outros empreendedores e por inúmeros motivos, é importante lembrar que nem todos os relacionamentos são positivos para seu negócio. Por isso, a necessidade de avaliar com antecedência e cuidado antes de firmar quaisquer acordos. Vejamos alguns tipos de parcerias:

Alianças estratégicas

Acontece entre empresas que não são concorrentes, num acordo que beneficia ambos os lados.

Co-opetição

Acontece entre empresas concorrentes. Ajuda a dividir o risco que ambas estão correndo, ao tentar fazer algo novo no mercado, e também pode garantir algum suprimento que ambas precisem, para citar alguns exemplos.

Joint-Ventures

É um modelo estratégico de parceria comercial ou aliança entre empresas, visando desde uma simples colaboração para fins comerciais e/ou tecnológicos até a fusão de sociedades em uma única empresa, não implicando a perda da identidade e individualidade como pessoas jurídicas das participantes. O foco aqui é desenvolver um novo negócio, devido ao nascimento de um novo mercado ou do acesso a uma nova área, geograficamente falando.

Um exemplo atual brasileiro de joint venture é a união da Unilever e da Perdigão em torno dos produtos Becel e Doriana, isso porque a Unilever, proprietária das duas marcas, fornece a produção, enquanto a Perdigão distribui nos pontos de vendas por ela negociados, garantindo a entrada da marca em novos mercados, com isso, As duas empresas juntas contribuem em conjunto para o marketing e inovação.

O acordo entre as partes pode ser impedido por órgãos de controle como o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Este foi o caso quando o banco Itaú e a Mastercard tinham como objetivo lançar uma bandeira de cartões. A ação foi contestada em primeira instância, sob alegação de risco à concorrência.

Relação Comprador-Fornecedor

É o tipo mais comum de parceria e visa a garantir suprimentos confiáveis. Um lado fica com um fornecedor de qualidade e o outro, um comprador confirmado e recorrente.

A experiência de um food truck

O proprietário de um food truck precisaria fazer parceria com um número considerável de entidades para ser capaz de operar efetivamente em uma determinada área e, de fato, em qualquer cidade, com isso, a lista geral de parceiros que um food truck poderia ser a seguinte:

1- A cidade em que pretende atuar

O empresário desse tipo de negócio precisaria obter várias licenças da cidade para se rotular como uma entidade comercial reconhecida, bem como para operar uma barraca de alimentos móvel.

2 – Uma universidade

Se for um food truck em uma cidade universitária, atenderia alunos e professores como uma das principais fontes de receita, portanto, teria que trabalhar em estreita colaboração com a universidade para conseguir permissão para montar o food truck e vender a comida em seu campus.

3 – Proprietários de praças ou estacionamentos

O dono do food truck também pode desejar atingir a população da cidade, que gira em torno de locais públicos lotados, como praças, ou seja, teria então que trabalhar com proprietários de estacionamentos e praças para obter permissão para instalar e vender nessas áreas.

4 – Fornecedores de caminhões e equipamentos

Esse empresário precisaria também encontrar os fornecedores certos para obter o equipamento de inicialização e um caminhão. Provavelmente faria negócios e parcerias com essas empresas se as considerasse justas.

5 – Fornecedores de alimentos

Essa seria a talvez uma das maiores parcerias, pois o empresário precisa encontrar os melhores fornecedores de alimentos para manter uma certa qualidade para os alimentos, bem como as margens desejadas para o nosso negócio.

 Perguntas a serem feitas

  • Quem são nossos principais parceiros?
  • Quais os principais recursos que estamos adquirindo dos parceiros?
  • Quem são nossos principais fornecedores?
  • Quais atividades principais os parceiros realizam para nós? 
  • Quais de nossos fornecedores e parceiros estão adquirindo nossos principais recursos?
  • Que tipo de parceria atenderia às nossas necessidades?
  • Quais as empresas ou parceiros que ajudam seu negócio entregar a oferta de valor?
  • Qual é a cadeia de suprimentos onde eu deveria estar localizado?
  • Qual é o perfil de parceria que você precisa e o que você pode oferecer em contrapartida para que ela seja consolidada?

A seguir, a ferramenta que está salvando milhares de negócios nessa pandemia – parte 10

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