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O modelo Canvas é uma maneira de você conseguir aplicar o modelo de negócio na sua empresa e vê-lo em diversas nuances, ou seja, de diversos aspectos.

Portanto, aqui no post iremos falar sobre o método e claro, como você pode aplicá-lo, de maneira prática na sua empresa.

Vamos lá então?

O que é o modelo Canvas?

O modelo Canvas é uma ferramenta focada em estratégia, criada com o objetivo de te ajudar a pensar na sua empresa em 9 perspectivas.

Essas perspectivas são:

  • Segmentação de Clientes;
  • Proposta de Valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com os Clientes;
  • Fontes de Receita;
  • Recursos Chave;
  • Atividade Chave;
  • Parcerias Chave;
  • Estrutura de Custo;

Assim, o modelo Canvas tem como foco ajudar a analisar em detalhes os diversos aspectos da empresa e fornecer todas as informações necessárias para poder iniciar a criação do seu plano de negócio.

Agora que conhecemos mais sobre o conceito e o objetivo do Modelo Canvas, vamos falar sobre cada um dos tópicos para que possa colocar em prática no seu negócio.

Modelo Canvas – As 9 perspectivas para aplicar na sua empresa

#1 – Segmentação de Clientes:

Para compreender melhor a segmentação de clientes, pare e reflita: “Para quem a minha empresa está criando valor?”

Nenhum negócio vai em frente sem um cliente, portanto, compreender quem são essas pessoas é essencial.

Além disso, o grande objetivo aqui é parar e analisar em detalhes onde eles estão dentro dos 5 tipos de segmentação que são:

Mercado de massa: Empresas que desejam vender para todos que desejam comprar, sem focar em um produto específico.

– Nicho de mercado: Foco em um público com interesses em comuns, como aqueles que desejam praticar atividade física ao ar livre para emagrecer.

– Segmentado: Grupo exclusivo, que além de ter interesses em comuns, passam por dificuldades específicas, como grupos de idosos que precisam de produtos e acessórios exclusivos para realizar atividade física de maneira segura.

– Diversificada: Cria valores para segmentos diferentes. A Amazon é um belo exemplo, pois, além de ter o marketplace, ela tem plataformas de música, filmes e séries, além de espaço em nuvem para empresas desenvolvedoras de web.

– Plataforma Multilateral: Empresas que precisam de dois tipos de clientes para poder dar certo. Empresas como Uber e fornecedores de produtos são dois belos exemplos.

#2 – Modelo Canvas – Proposta de valor:

Aqui você precisa definir qual é o problema que a sua empresa deseja resolver no segmento que irá atuar.

O ideal é que você não repita o que já exista, mas pense em algo diferente. Óbvio, você não precisa inventar a roda, mas inovar os serviços que já existem.

#3 – Canais:

Chegou o momento da sua empresa saber como ela irá se comunicar com o seu público e assim, enviar a oferta e vender o produto criado.

Assim, é essencial que você saiba por onde o seu público gosta de ser informado, conectado pela sua empresa.

Cometer o erro de comunicação aqui pode acabar estragando a relação que nem mesmo começou, pois, o cliente pode considerar a sua empresa invasiva.

Realize uma pesquisa de mercado, ela irá te ajudar a determinar esses itens.

#4 – Modelo Canvas – Relacionamentos com os clientes:

Você deve determinar agora quem irá falar com o seu cliente quando ele precisar de ajuda.

Hoje em dia o setor avançou muito, principalmente porque os consumidores desejam se comunicar de forma individual e personalizada com a empresa.

Entre as opções mais comuns e disponíveis são:

  • Assistente pessoal: A cada cliente que aparecer ela irá atender;
  • Atendimento especializado: O foco é atender apenas um cliente específico;
  • Self-Service: Criar ferramentas para o cliente, mas sem contato direto;
  • Serviço automatizado: Processos automáticos com perguntas e respostas pré-definidos;
  • Comunidades: Comunidade criada para clientes falarem entre si.

#5 – Fontes de Receita:

Antes de verificar qual será a sua fonte de receita, veja o quanto o seu cliente pretende pagar. Para isso, estude o mercado e a sua persona.

Em seguida, você deve determinar como a sua empresa vai ganhar dinheiro.

As opções são diversas como:

  • Assinatura;
  • Aluguel de espaço ou produto;
  • Pagamento por uso;
  • Corretagem, intermediando os serviços, entre outros.

#6 – Recursos-Chaves:

Você deve saber quais são os recursos que não podem faltar na sua empresa para que o produto tenha condição de ser vendido para o público.

Esses recursos podem ser diversos e o que vai variar é o seu modelo de negócio.

Assim, foque no que é essencial para rodar e não no que você acha interessante ter para poder rodar.

#7 – Atividade-Chave:

As atividades chaves são processos essenciais para você conseguir oferecer o produto ao cliente.

Assim, se você tem uma loja virtual, a atividade chave é que a loja se mantenha no ar e não fique caindo.

#8 – Parcerias-Chave:

As parcerias chaves são os fornecedores que irão ajudar o seu negócio a continuar vendendo.

Assim, se a sua empresa cria os próprios produtos, o foco são os fornecedores que produzem as matérias primas.

Por outro lado, se a sua empresa vende produtos terceirizados, então os fornecedores são os responsáveis por lhe entregar o produto.

Todo bom negócio se torna um sucesso quando a relação entre fornecedores e empresárias são satisfatórias.

Portanto, se atente aos detalhes e escolha os fornecedores que serão grandes parceiros e foque em uma relação ganha-ganha.

#9 – Estrutura de custos:

Por fim, chegou o momento de anotar quais são os custos que a sua empresa vai ter para desenvolver os produtos que irá vender.

Os custos só estarão claros quando você souber quais são os recursos e as atividades necessárias para fazer o produto chegar ao cliente final.

Assim, aqui você verá quais recursos custam mais e se existe a possibilidade de minimizar esses valores.

Depois desse post espero que você tenha conseguido compreender melhor os 9 aspectos do modelo Canvas e como eles podem ser aplicados na sua empresa para obter melhores resultados.

Se ficou com alguma dúvida em alguns dos tópicos, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para podermos lhe ajudar.

Grande abraço a todos!

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