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Nascido em Harvard Business School o conceito Balanced Scorecard veio para mudar o cenário empresarial, que antes da década de 90, só focava em indicadores financeiros e contábeis para descobrir se uma empresa estava crescendo ou não.

Mas, do que se trata esse termo, você sabe? Por que ele pode ser interessante para o seu negócio?

Fico conosco até o final que aqui, eu vou te contar tudo sobre o assunto! Boa leitura!

O que é Balanced Scorecard?

De maneira bem simples e direta, o Balanced Scorecard em tradução livre chamado Indicadores Balanceados de Desempenho, também conhecido como BSC, é uma metodologia cujo foco é medir e gerir o desempenho.

Assim, ele é visto como um conjunto dos objetivos da empresa e que proporciona a equipe uma visão rápida sobre a estratégia central da empresa naquele momento.

Portanto, com o gestor visualizando os indicadores, fica muito mais simples orientar o time e gerar resultados satisfatórios.

Já dizia o norte-americano William Edwards Deming: “O que não é medido não é gerenciado” e, para um negócio crescer, ele precisa ser medido e direcionado.

Quais são os principais indicadores de avaliação do Balanced Scorecard?

– Financeira:

Dentro dessa perspectiva o objetivo central é avaliar os objetivos financeiras da empresa.

Assim, é essencial criar metas para:

  • Curto prazo;
  • Médio prazo;
  • Longo prazo.

Entretanto, as metas precisam considerar o que os investidores da empresa esperam dela durante esse período.

Para mensurar os números você pode se aproveitar de diversas métricas, como ROI e ticket médio, além de outras opções.

– Mercado e cliente:

Aqui a sua empresa deve focar no que gera a receita financeira da empresa, o cliente e o mercado que o negócio está inserido.

Assim, o objetivo é que você pense e crie estratégias que ajuda a sua empresa a ganhar um pedaço maior do mercado, para que daqui, por exemplo, dois anos, a sua empresa tenha mais clientes do que hoje.

Para saber se você está indo bem, pode-se usar métricas como:

  • Aquisição de novos clientes (é importante saber também o custo para conquistar esse cliente);
  • Retenção de clientes (não se esqueça que um cliente da empresa vale bem menos que um novo cliente).

– Processos Internos:

Chegou o momento de se avaliar os processos da sua empresa para poder melhorá-los.

A ideia é fazer com que os processos internos fiquem cada vez mais assertivos até chegarem ao pico de sucesso.

Entretanto, é essencial pensar em criar processos e não ficar aperfeiçoando somente, os que estão a disposição.

Algumas formas de medir os processos internos do seu negócio são:

  • Pós-venda com o cliente;
  • Produtividade da equipe;
  • Nível de inovação do negócio.

– Aprendizado:

Por fim, temos a aprendizagem que deseja avaliar, como o próprio nome diz, a experiência necessária para que a empresa consiga atingir todos os objetivos mencionados antes.

Esse ponto é muito importante, afinal de contas, para que as metas sejam alcançadas é preciso de pessoas e pessoas boas alinhadas com a cultura da empresa, além da sabedoria necessária.

Para isso você deve usar:

  • Treinamentos de capacitação;
  • Iniciativas que motivem os colaboradores;
  • Iniciativas que faz com que os colaboradores se sintam feliz em trabalhar com você;
  • Use o indicador de clima organizacional.

Quais são os benefícios do Balanced Scorecard

Todo planejamento que se prese, tem benefícios muito bem definidos, que justificam a sua aplicação.

Aqui não é diferente.

Portanto, ao começar a usar esse plano de ação, você pode conseguir observar melhor a progressão da sua empresa, entender melhor o funcionamento e ainda garantir:

  • Maior clareza estratégica;
  • Visão mais intuitiva e simples;
  • Facilidade em definir macro e micro objetivos;
  • Melhoramento contínuo;
  • Integração de indicadores;
  • Definição tática para as ações operacionais;
  • Efetividade na hora de mensurar avanços e demais resultados.

Inclusive, todos esses benefícios impulsionam outros, garantindo vantagens impressionantes e justificando porque essa é uma das metodologias mais aplicadas e de maior sucesso.

Em outras palavras, você terá uma melhor visualização do seu futuro e amplitude para observar oportunidades e erros.

Além disso, traz uma melhoria contínua para o seu negócio, melhora a qualidade de todos os serviços oferecidos e facilita a comunicação/feedback.

Vale destacar que o balanced scorecard melhora a cultura interna de aprendizado, evita problemas e facilita o ajuste rápido de planos e metas.

Como aplicar o Balanced Scorecard no seu negócio?

Agora que entendemos o conceito, como é feita a análise na empresa, as etapas necessárias para realizar a aplicação, além dos benefícios, chegou a nossa parte favorita, aplicar o que aprendemos até aqui.

Bom, para aplicar o Balanced Scorecard você deve seguir esses passos:

– Objetivo e metas:

Para você conseguir trabalhar com o BSC, é essencial que você defina um objetivo entre às quatro perspectivas que falamos lá em cima.

Assim, você deve escolher um objetivo que esteja entre os seus setores:

  • Financeiros;
  • Cliente e mercado;
  • Processos internos;
  • Aprendizado.

Vamos a um exemplo prático?

Por exemplo, suponhamos que você deseja aumentar o faturamento da sua empresa em 15%, trata-se então, de uma meta financeira.

Você pode também criar uma meta para o cliente, como aumentar o ticket médio da sua empresa em 15%.

Já pensando nos processos internos, a sua empresa pode focar em criar canais de vendas e aumentar 15% as vendas em cada um deles.

Por fim, um objetivo focado no aprendizado, é contratar novos colaboradores que tenha qualidade técnica maior.

Portanto, você tem todas essas opções, escolha em qual setor irá criar o seu objetivo e vamos para a próxima etapa.

– Use indicadores:

Com a sua meta criada, você precisa buscar por indicadores que vão te ajudar a alcançar essas metas.

Assim, nos exemplos que dei acima, você pode usar demonstrativos financeiros para ver se a sua empresa está crescendo, avaliar notas fiscais de venda para ver se o ticket médio está crescendo.

Ou seja, é preciso buscar por indicadores que vão te ajudar a saber se a sua empresa está seguindo o objetivo final.

– Iniciativas da empresa:

Por fim, é preciso pensar na estratégia que a sua empresa vai precisar seguir para conseguir alcançar o objetivo e meta inicial.

Para aumentar o ticket médio da sua empresa, por exemplo, você pode aumentar os combos de venda ou melhorar as vendas casadas da empresa.

Além disso, pode criar produtos, com um custo maior e combiná-los com outros.

Portanto, aqui você precisa avaliar qual é a melhor estratégia para a sua empresa.

Além disso, é essencial pensar fora da caixa, pois, pode ser necessário inovar.

Assim, o seu negócio terá uma perspectiva de ganho melhor e, naturalmente, terá mais lucro.

Então é isso pessoa, espero que tenham compreendido bem o que é o Balanced Scorecards e como eles podem ser interessantes para alcançar objetivos na sua empresa!

Do mesmo modo, se você quer aprender mais e ver outros artigos você pode clicar aqui e ser redirecionado para a página inicial do Blog da Line.

Se ainda ficou na dúvida, deixe o seu comentário e confira os demais posts da página para acompanhar as novidades.

Grande abraço e esperamos você no próximo post.

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