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A teoria do cérebro Triúnico e o Neuromarketing – Parte I – O cérebro reptiliano: o grande aliado da publicidade.

O que é o cérebro reptiliano?

Como podemos tomar decisões?

Será que somos tão racionais quanto pensamos?

O cérebro reptiliano se expressa com batimentos cardíacos, como visto em ressonâncias magnéticas, emite sinais não verbais sem que estejamos conscientes, tomando decisões por nós.

“Pergunte por que um fumante fuma: ele não falará do vício e da dependência, mas liberdade de fumar”,

Quando o Cérebro Reptiliano se ativa, tem total prioridade sobre os outros dois cérebros -Emocional e Racional. Se comporta no homem como o legado neurótico de um “super-EU” ancestral que lhe impede de se adaptar e/ou evoluir – Ele é FRIO e RÍGIDO –

Territorial e Agressivo – Hierárquico e Escravizador – Obsessivo e Autoritário – Ritualista e Paranoico.

99% das nossas decisões não estão levando a nossa razão, mas o instinto, então a razão procura desculpas para justificar o que você escolhe motivado pelo cérebro reptiliano.

E nem sempre será o óbvio, o cérebro reptiliano sempre irá escolher o que é melhor para o eu. Ele não tem compaixão ou empatia.

Basta compreender os contrastes branco ou preto. O cérebro reptiliano foi reduzido para estas opções binárias para sobreviver.

O autor Marcelo Peruzzo, no seu livro As três mentes do neuro marketing, demonstra claramente que o cérebro reptiliano é realmente o mais importante na hora de tomar uma decisão.

Como lembra Peruzzo, o cérebro reptiliano, está diretamente ligado ao comportamento animal e nada racional.

Ele faz de tudo para proteger a sua espécie, ou seja, ele faz de tudo para protegê-lo.

É o cérebro reptiliano que conduz pessoas a um comportamento egoísta essencialmente ligado a manter funcionando e preservado o seu corpo.

Pois é esse cérebro que na maioria dos casos acaba tomando uma decisão.

É por isso, por conta do cérebro reptiliano que um cliente acaba tomando a decisão de comprar um produto só porque está prestes a acabar, ou então, por aproveitar uma oferta porque o vendedor disse que só tem mais alguns minutos para que ela acabe.

Por isso mesmo que muitas ações de marketing tentam fazer com que esse cérebro reptiliano, tome decisões por impulso e não por pensamento racional.

A grande maioria das campanhas publicitárias, conteúdo de mídia e propaganda política nos dias de hoje são dirigidas a resposta reptiliana do cérebro nas massas, criando assim a realidade manifestada coletivamente.

É assim que se justifica você comprar o que não precisa, com um dinheiro que não possui, e pior, para nunca usar.

Considere que parte do seu cérebro está sendo ativado quando você vê uma propaganda ou um programa de TV ou um programa de notícias.

Nosso mundo atual é controlado pelo cérebro reptiliano.

Clailton Luiz

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