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No final do século 19, o economista italiano Vilfredo Pareto observou que 20% de seus compatriotas juntos, controlavam 80% da riqueza e poder da Itália. O princípio foi sugerido pelo pensador em administração Joseph M. Juran e foi nomeado em homenagem ao economista, cuja suposição é que a maioria dos resultados em qualquer situação é determinada por um pequeno número de causas. Percebemos que é uma realidade que precisa ser considerada, e que trará grandes diferenças nos resultados daquilo que você faz, em sua empresa ou mesmo em sua vida.

A REGRA 80/20

Foi uma descoberta simples, porém estende-se a quase maioria das situações da vida, em especial nos negócios. É dela que vem a regra 80/20, que indica que 80% dos resultados tendem a ser produzidos por apenas 20% das atividades, e afirma que há um desequilíbrio entre as causas e os efeitos, entre os esforços e os resultados e entre as ações e os objetivos alcançados. Temos uma quantidade enorme de exemplos onde a regra de Pareto se revela:

Em qualquer país, 80% dos problemas com empregados são causados por 20% deles,

Na bomba de nêutrons, 80% são liberados na forma de energia de nêutrons em alta velocidade que matam a vida orgânica e 20% na foram de explosão e calor,

Numa empresa, 80% de uso do telefone são feitos por 20% dos empregados,

De todo o subsídio para pesquisas e desenvolvimento em universidades, 80% são obtidos por 20% dos professores,

No seu próprio computador, 80% de seu uso representam apenas 20% de seus arquivos de dados,

Num restaurante, 80% das escolhas pedidas representam 20% do cardápio,

Numa lâmpada comum, 80% da energia que ela gasta emitem calor, e só 20% emitem luz,

Das suas vendas, 80% são feitas para 20% dos clientes,

No mundo todo, 80% dos meios de produção são controlados por 20% das pessoas,

Numa fábrica, 80% do tempo parado é causado por 20% das máquinas,

E tem ainda muito mais:

80% da poluição têm origem em 20% das fábricas,

80% das comissões são ganhos por 20% dos vendedores,

80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas,

80% das falhas de qualidade se originam de 20% das tarefas,

80% das funcionalidades e funcionamento de um aplicativo, consomem 20% dos esforços de desenvolvimento de software,

80% das notas mais altas das classes são de 20% dos alunos,

80% das pessoas preferem 20% dos sabores ou cores disponíveis,

80% das reclamações são feitas por apenas 20% dos clientes,

80% das vendas são feitas por 20% dos seus produtos,

80% de espaço nas mídias é dominado por 20% das celebridades,

80% do tempo usamos apenas 20% das nossas roupas,

80% do total de vendas estão relacionados com 20% dos produtos,

80% do tráfego da web vem de 20% das páginas do seu site,

80% do tráfego e leitura na internet são gerados por 20% dos posts,

80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas

80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos

80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores

80% dos lucros de qualquer negócio são gerados por 20% dos clientes,

80% dos resultados de marketing são gerados por 20% dos esforços feitos,

80% dos resultados produzidos são gerados por 20% dos empregados,

80% dos resultados são produzidos por 20% das causas, ou seja, 80% dos resultados que se alcança é consequência de apenas 20% dos esforços empregados.

Em síntese 80/20 é uma regra universal que afirma que uma parcela menor porém onde é dedicada mais atenção e foco leva aos maiores resultados, aos rendimentos mais expressivos ou às mais valiosas recompensas.

E COMO ISSO AFETA UMA EMPRESA?

Nem tudo importa igualmente, algumas coisas importam mais que outras, muito mais. A forma como clientes são tratados gera resultados diferentes, esses 20% por algum motivo, estão mais ligados com a sua empresa e compreendem melhor a sua proposta de valor, a sua eficiência e o que a sua empresa pode fazer por eles.

Alguma coisa que você faz para esses 20% de clientes não é feita para os 80% restantes e por isso eles acabam enxergando mais valor, credibilidade, autoridade e coerência no que você faz, e gerando menos negócios ou de menor valor final.

Pare e avalie com detalhes, o que é feito de diferente para os 20% de clientes que geram melhores resultados? Quais são as estratégias de atendimento, relacionamento e vendas que você usa para esses clientes e que acaba deixando de lado nos outros, e perdendo com isso?

Preste atenção e estude mais profundamente os 80% restantes de seus clientes. Entenda que existem alguns clientes para os quais você simplesmente não está criando valor o suficiente, eles não percebem vantagem e não querem o seu produto ou serviço.

E então, o que eles querem e como você poderá satisfazê-los e influenciar a geração de negócios?

A grande maioria dos 80% restantes dos clientes tem potencial para fazer negócios com você, mas só irá acontecer quando você criar um maior nível de valor percebido por eles. Se você conseguir perceber e replicar o que você faz e funciona tão bem para os 20% de seus clientes, permitirá você faça uma alteração significativa para os resultados gerados pelos 80% clientes restantes.

E A PRODUTIVIDADE?

Outra situação onde esta regra pode ser usada é em uma simples lista de tarefas, por exemplo, que muda completamente de sentidos e de resultados quando você aplica o princípio de Pareto a ela.

É muito comum termos muitas tarefas listadas para serem feitas, e isso toma todo o nosso tempo. Investimos tempo e energia desnecessária resolvendo problemas “sem importância” para o propósito maior. Esqueça a forma que lista suas tarefas e se apegue a uma lista daquilo que realmente importa, conciliando tempo e produtividade:

Realmente não importa quais números você aplica, o importante é entender que em sua vida existem certas atividades que você realiza (seus 20%) que representam a maioria (seus 80%) de seus resultados, sejam bons ou ruins, dependo daquilo que você focar.

A regra 80/20 nos ensina uma lição simples, mas muito importante: Concentre-se nos 20%.

Coloque mais atenção e valor no ponto onde você irá colher. Se 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços, otimize e dê o seu melhor, mude a ênfase de modo a gastar menos tempo com os 80% negativos ou de menor retorno. Isso não se aplica só com o uso do tempo, a regra se aplica a todos os recursos, pessoas, processos, produtos, materiais, máquinas – tudo.

Se você quer aumentar a sua produtividade e resultados, precisa investir mais tempo, recursos e atenção nos seus 20% produtivos, fonte dos melhores resultados, e isso exige esforço e prática constantes, pois a tendência natural é descansar nos confortáveis 80%.

A PALAVRA-CHAVE PARA A PRODUTIVIDADE É A PRIORIZAÇÃO DO TEMPO.

Aplique a regra de Pareto nas atividades que realmente irão gerar diferença. Para facilitar, confira as dicas que listamos:

1 – Estabeleça seus objetivos e dê atenção às prioridades: tenha estabelecido, de forma clara, quais são seus objetivos vinculados ao propósito maior.

2 – Defina suas metas e os prazos para entregá-las, tenha foco e mantenha a atitude.

3 – Não perca tempo com atividades que não trarão resultados efetivos, saiba identificar e priorizar o que é relevante.

4 – Diga “não” às tarefas que não são de sua responsabilidade, evite a sobrecarga que atrapalha a sua meta.

5 – Delegue tarefas que outros pessoas são capazes de executar. Ganhe tempo.

6 – Após concluir o dia de trabalho, analise se você está conseguindo cumprir com todas suas metas e prazos. Realinhe quando necessário.

REDUZA A IMPORTÂNCIA DOS 80%

Em geral, uma empresa que trabalha com a recuperação de uma empresa, seja um grupo de investidores ou administração especializada em negócios à beira da falência, sempre percebem que essas empresas têm coisas em comum, elas gastam 80% do tempo, dos recursos financeiros, energia e atividades para obterem apenas 20% em resultados, significando que há muito trabalho (em geral também muitas reuniões) que não geram resultados tangíveis.

O trabalho de recuperação é feito de uma forma simples, mudando a ênfase da empresa, começando pelos 20% positivos e eliminando o peso morto, aquilo que não gera resultados. Se esperamos fazer mais do que apenas sobreviver, se esperamos prosperar, essa é uma lição que precisamos aprender e praticar.

Dica para sair de qualquer crise: FOCO!

O foco pode trazer resultados extraordinários para a sua vida. No entanto, encontrar a única coisa na qual você precisa se concentrar pode não ser uma tarefa fácil para muita gente. Mas, acredite, isso não apenas é possível, como é imprescindível para impulsionar a sua produtividade em favor da própria felicidade e realização.

A palavra ‘azar’ tem origem em nossa língua oriunda do francês ‘hasard’, que significa ‘acaso’.

Então pela lógica, o oposto de ‘azar’ não seria ‘sorte’, mas sim ‘foco’, que é não deixar ‘ao acaso’, deixar acontecer, e como canta Zeca Pagodinho – “deixa a vida me levar, vida leva eu…” que remete a ideia tentadora de despreocupação, tranquilidade, graça, diversão, sombra e água fresca, é aparentemente, uma excelente forma de levar a vida, porém o resultado é ruim, o descompromisso e a falta de foco levam aos piores desempenhos e resultados, produzem ‘azar’. E daí o sujeito tem uma vida ruim, cheia de restrições e faltas, e então culpa o destino!

E o oposto disso? Poderá ser dito, com certeza:

– Quanto mais foco, mais sorte!

Então, o foco, na proporção usada ou na falta dele, define a seus resultados, a sua sorte.

No livro A Única Coisa – o Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida, Gary Keller e Jay Papasan mostram que ter muitos objetivos nem sempre é a melhor estratégia para se chegar ao sucesso.

Pelo contrário, os autores recomendam focar naquilo que você tem como seu maior propósito existencial, aquilo que mais deseja na vida.

No livro fica explicado que esse é o grande diferencial das pessoas que realizam coisas importantes e se tornam mais bem-sucedidas. Em outras palavras, essas pessoas têm um objetivo específico e um senso claro de prioridade sobre o que querem fazer, o que precisam fazer e sobre onde pretendem chegar e o que alcançar.

Esse livro está repleto de pensamentos e frases de cunho positivo, e nos ajuda a planejar aquilo que cria um sentido na vida, e ensina a como torna-lo prioridade possível. Uma pergunta muito marcante no livro, e cuja resposta cria a condição para a materialização do propósito, e da própria felicidade, é essa:

Qual é “A Única Coisa” que devo fazer de modo que ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?

Essa uma pergunta nos ajuda a focar naquilo que mais importa em nossa missão de vida, e torna tudo o mais secundário. Perguntas acionam nosso pensamento crítico e aprimoram a aprendizagem e a performance em mais de 150% do que em rotina, conforme alguns estudos.

Fica explícito desta forma, que às vezes, as perguntas são mais importantes que as respostas, pois elas nos tiram da zona de conforto e nos fazer perceber novos níveis como seres humanos. Aqui entra novamente o foco, em especial nos 20%, que poderá ser ampliado para 100%, e com resultados que somente quem realmente se dedicar irá conquistar, e assim concluímos revelando o “segredo” da prosperidade, que gerou tantos livros, filmes, palestras, cursos e outros mais que prometem de tudo, inclusive a tal ‘felicidade’.

Fica a dica: “O foco define a sua sorte.”

Não sabemos ainda o que o futuro nos reserva após a crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, temos consciência de que as coisas serão diferentes e que isso requer criatividade, foco e determinação, porém saiba e tenha a certeza de que estaremos ao seu lado, pois nossa missão de existir é “Transformar a economia da sociedade através do verdadeiro empreendedorismo.” E você não estará só nesta tarefa.

Caso precisar de ajuda para alavancar os seus negócios, melhorar a forma de trabalhar e fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e você tenha mais tempo e qualidade de vida, entre em contato conosco ou com algum dos nossos licenciados por todo Brasil, para uma conversa sem compromisso, temos certeza que podemos lhe ajudar a superar tudo isso que está prejudicando o cenário atual e iniciar dias melhores em sua vida.

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